quarta-feira, 21 de março de 2018

PARALISIA CEREBRAL E OS JOGOS DE ENCAIXE

Olá, pessoal.

Para quem tem problemas motores estes jogos não são fáceis, mas não são impossíveis de realizar. Difícil porque os espasmos tiram do lugar. ,as com um pouco de paciência, eles conseguem.

Começo sempre com esta torre. Não importa se colocam ou não na sequência correta. O objetivo é encaixar as peças no pino.


Depois de algumas torres montadas dessa maneira, passo para o jogo seguinte. Um jogo de LEGO.

 
Depois deste jogo, mostro outro. É um LEGO também, mas diferente. Com ele, podemos montar trens, carros, caminhões. E um jogo muito legal e que eles se divertem bastante porque podem brincar com eles.



Até aqui trabalha-se a preensão, a coordenação motora tanto da mão ativa como da mão inativa (fazendo com que se lembre de essa mão existe e pode ajudar a segurar as peças). Na parte sensorial, cada jogo tem suas texturas, ora mais lisos, ora mais ásperos, umas com pinos e saliências e outras sem. E a criatividade de cada um.

Já nos jogos seguintes, além destes, existem outros objetivos, como lidar com peças pequenas ou grandes, rotação de pulso, movimento dos dedos para tirar e repor as peças nos devidos lugares.

São jogos alternativos, feitos com junções de PVC que consegui numa loja de materiais para construção. Para ficarem mais chamativos e coloridos coloquei em algumas partes um pedaço de durex colorido. O jogo consiste em tirar a peça encaixada num pino de rosca e depois recolocá-la no lugar.





Neste, o pino é largo e com muitas voltas na rosca. No próximo, as roscas são menores, mas com tamanhos diferentes. Portanto, mais complexo que o anterior. Ao mexer com este jogo, o jogador precisa descobrir que peça deve ser encaixada em cada lugar. Portanto, é preciso observar, experimentar e descobrir. E podem desenvolver a criatividade montando de um jeito diferente em cada jogada.

E vejam como ele montou.


Todos estes jogos podem ser aplicados também com pessoas com ou sem deficiência intelectual e de qualquer síndrome.