sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CHEGANDO AO 100 - PARTE II

Terminamos a postagem anterior mostrando a adição das centenas. O objetivo era mostrar ao garoto a quantidade de grupos de 100 existentes em cada centena.

Embora fosse dito a ele o nome de cada numeral, é preciso fixar esses nomes. Como sempre, ele eu preparo pequenas fichas com os nomes, ele os identifica seja através da forma das palavras ou da leitura delas e cola no lugar determinado.


O próximo passo é a representação simbólica (tampinhas) e e a representação gráfica dos numerais. Como já havia entendido, esta passagem foi muito rápida. Partimos, então, para a sequência numérica começando pelo 100.

E com as tampinhas e um material montessoriano chamado "VISÃO DE CONJUNTO" fizemos a passagem do simbólico para o gráfico. Sobre a mesa, coloco as tampinhas referentes a 1 centena e as unidades de 1 a 9. Faço o mesmo com a Visão de Conjunto. E a cada unidade colocada simbolicamente, o número da unidade é mudado na parte gráfica. Porém, sempre insistindo que o zero em azul permanece inalterado porque ainda não temos um grupo de 10 unidades. E que, quando não se tem uma coisa, representamos graficamente com um zero.


Depois de manipular bastante esse material, no momento da aprendizagem da sequencia numérica, fizemos também um jogo de formação de número. Esse jogo consiste em escrever com o material usado, um número dessa sequencia pedido de forma aleatória. Com o 100 perto de si, e á frente, a sequencia de 1 a 9. O objetivo é pegar a unidade  e colocar no lugar certo, formando o número pedido. Mostro na foto acima a formação dos numerais 109 e 105. Mas pedi todos.

Chega então o momento de mostrar ao garoto a sequencia toda. Como se vê na foto abaixo.


Chega um momento de descontração. Além de fixar a sequência numérica é uma forma também de trabalhar a coordenação motora da mão ativa. É um Liga-pontos.


Para terminar, continhas de adição. A subtração envolve o uso do recurso (o famoso "empresta"), coisa que ainda não está preparado.

Antes de começar, mostro simbolicamente que no zero não tem tampinhas para juntar com as unidades. E deixo que faça sozinho, sem interferir, e apenas colocando os resultados. E não é que fez tudo certinho e nomeando os resultados!?!


Agora é começar a nova sequência.