domingo, 10 de dezembro de 2017

O QUE É A PARALISIA CEREBRAL?

A Paralisia Cerebral é um distúrbio de caráter permanente dos movimentos e da postura. Essa lesão NÃO é progressiva, NEM é degenerativa, e está localizada na região cerebral que controla os movimentos.


Esta lesão que danifica o sistema nervoso central (SNC) ou prejudica o seu funcionamento e que pode ocorrer antes, durante ou depois do parto.

A criança com PC passa pelos mesmos estágios de desenvolvimento físico e mental que todas as outras crianças passam. Apenas apresenta dificuldades motoras dependendo do tamanho da lesão, da sua localização e do que foi afetado por ela. Fora isto, nada mais é diferente.

CAUSAS


As causas da Paralisia Cerebral são variadas. As causas podem ser:
1) desenvolvimento anormal congênito na área motora do cérebro ou do cerebelo;
2) falta de oxigenação do cérebro no momento do parto, partos prematuros ou muito demorados;
3) necessidade do uso de fórceps;
4) eritroblastose é uma incompatibilidade por Rh (se a mãe tiver Rh- e o filho Rh+. Neste caso, o corpo da mãe cria anticorpos que atacam o Rh+ do filho);
5) infecções cerebrais (encefalites)
6) qualquer condição que crie uma anormalidade cerebral ou cerebelar. Como desenvolvimento anormal pode ter como causa um erro genético durante a gestação. Ex: o erro na migração dos neurônios ou uma malformação cerebral ou do cerebelo

INCIDÊNCIA


Bebês nascidos com Paralisia Cerebral no mundo é grande. Corresponde a 10 bebês a cada 1000 nascidos vivos. Parece pouco, mas não é. Contando-se a população mundial aproximada de 6 milhões de pessoas, 600 mil nascem com PC. Nos países mais desenvolvidos, o número é menor (3 para cada grupo de 1000 bebês nascidos vivos), porém nos países mais pobres e menos desenvolvidos (7 ou 8 para cada grupo de 1000 bebês nascidos vivos). Nos EUA nascem 20 mil novas crianças com PC, por ano. No Brasil, como não há estudos e estatísticas que comprovem o número exato, presume-se que seja uma quantidade elevada.

SINTOMAS


É preciso saber que os bebês nascidos com esta alteração NÃO APRESENTAM ESTIGMAS, ou seja, sem sinais ou características físicas visíveis e que mostrem que eles têm paralisia cerebral, como acontecem com nascidos com as Síndromes de Down e da X Frágil. Portanto, pais e médicos não sabem que existe essa alteração. Daí o diagnóstico ser tardio.

 Durante os 3 primeiros meses de vida do bebê tudo ainda é normal. O bebê se alimenta e se movimenta naturalmente por ser uma fase reflexiva, ou seja, os movimentos que ele faz são chamados de reflexos (movimentos são instintivos e não dependem da vontade do bebê).

Somente após o 4º ou 5º mês de vida quando os reflexos terminam e o bebê se movimenta por vontade própria, é que os primeiros sintomas da PC começam a aparecer. Os músculos se enrijecem, as articulações ficam mais dificultosas. O bebê passa a encontrar dificuldade para sugar (sucção) e engolir (deglutição) o leite durante as mamadas. A seguir, o bebê deseja movimentar as pernas ou os braços e não consegue. Demora para virar de lado no berço ou de erguer a cabeça. Podem aparecer movimento descontrolados e/ou exagerados, sinal de que a PC está se instalando.


É quando estes primeiros sintomas aparecem que os pais devem procurar de imediato um neurologista. Embora a PC seja permanente, o diagnóstico e o tratamento precoce ajudam a minimizar os efeitos da lesão.


Dependendo da força com que se instala e do agravamento causado nas condições da pessoa e dos danos que se verifica pela demora do início do tratamento, é que se classifica a PC como: leve, moderada ou severa.

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário