quinta-feira, 13 de julho de 2017

APRENDENDO OS SUBSTANTIVOS

Aprender a classificar as palavras é importante. Por isso, entra no conhecimento das palavras (parte 3).

Em vez daquela definição encontrada nos livros e dicionários, ao tratar com deficientes intelectuais ou daqueles que têm alguns graus de rebaixamento da inteligência, é preciso simplificar. 

"SUBSTANTIVO É O NOME DE TUDO O QUE EXISTE".  Assim, de forma simplificada, defino o que é essa classificação. E é hora de brincar com as palavras.

Brincamos de nomear o que está sendo visto naquele momento e no lugar onde a criança está. Depois, o que veem numa figura. E por último, dizer o nome de coisas que ele conhece bem, como por exemplo, as coisas que estão no seu quarto e nas dependências de sua casa, de seus brinquedos, comidas que gosta, cores de sua preferência, nomes de pessoas conhecidas e assim vai. E, dessa maneira, eles entendem.

Chega o momento de trabalhar isso tudo no caderno. Desta forma, incentivo a leitura, ele observa a forma escrita e aprende que as palavras fazem parte de uma classificação chamada SUBSTANTIVOS. E assim, uma coisa de cada vez, vamos caminhando.

O primeiro item escolhido foram os legumes, que segundo o próprio garoto, tudo o que ele gosta.



O segundo item: as frutas, que diz detestar.



E a partir daí outros exercícios podem ser feitos, como por exemplo:

- NOMEAR FIGURAS:

- COLOCAR NOMES DE PESSOAS EM ORDEM ALFABÉTICA: e vejam que não é só a primeira letra que ele teve que olhar. Ao contrário, teve que analisar as três primeiras letras, já que haviam palavras que repetiam as primeiras e segundas letras. 


Estou muito feliz com seus progressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário