sábado, 26 de novembro de 2016

OS REGISTROS POSSÍVEIS EM MATEMÁTICA

É comum pais e professores acreditarem que crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral e sérios problemas motores não consigam aprender os conteúdos escolares. Por essa razão, esses estudantes passam horas sem fazer nada. Essa crença é mito e todos podem aprender respeitando-se sua forma de aprender e suas limitações.  

A primeira coisa que precisamos saber é esse aluno sabe e se consegue “CONTAR”. E se não souber, temos aqui o ponto de partida. O garoto que atendo, afirmava que só sabia contar e reconhecer os números até 10.  E para verificar a veracidade dessa informação, coloquei grupos diferentes de quantidades para que contasse, identificasse os numerais e os colasse a resposta no lugar indicado em cada grupo.


Diante da certeza de que ele conseguia contar, parti para novos conhecimentos. O conhecimento do “onze”.


Primeiro, fiz com que contasse 10 tampinhas de refrigerante e colocá-las num saco plástico pequeno. E para que visualizasse a quantidade simbolicamente escrevi o numeral correspondente. Montei e desmontei várias vezes. Só então, coloquei mais uma tampinho e falei o nome “ONZE”.  

Coloquei outra e ele falou “DOZE”. E fomos fazendo assim até o “QUINZE”. Ele mostrou que sabia mais do que havia falado. Então, passamos para o caderno.
 

Feito isso, verifiquei se ele conseguia juntar os conjuntos apresentados e reconhecer os numerais. Bastou olhar para ir contando  e disse ao terminar: Dá 6. Elogiei-o por isso. Espalhei os numerais sobre o caderno e pedi que mostrasse qual era o “6”. Ele apontou corretamente. Peguei o cartão escrito com o 6, passei cola, e entreguei a ele para que colasse no lugar correto. E ele fez direitinho.

 

No atendimento seguinte, revimos o 10 e o 11 e partimos para quantidade maiores: 12, 13, 14 e 15. Sempre procedendo da mesma maneira.


Ele contou, apontou o numeral e procedemos a colagem dos numerais. 

 FAZENDO CONTAS

Na folha seguinte mais algumas continhas de adição com quantidades maiores (do 9 a 15). 

 

NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS

Aproveitei os numerais para trabalhar essas noções, usando os numerais de 10 a 15 que foram trabalhados. Fizemos isso usando o reconhecimento dos numerais e da colagem (os que tem a borda mais escura para destacar o trabalho dele).

 

Aproveitei a oportunidade para trabalhar essa noção para completar as séries a) de 1 a 10 e b) de 10 a 15, colocando um tracinho indicando os que estavam faltando, do mesmo jeito como fazemos na lousa. 

 

Ele percebeu o número faltante, reconheceu os números colocados sobre o caderno, e colou-os no caderno como se vê na foto.


Espero que aproveitem estas ideias. Continuamos com 
mais ideias na próxima postagem.