quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA ESCOLA


As pessoas com paralisia cerebral podem ter efeitos leves, moderados ou graves. Os que têm Paralisia Cerebral (PC) leve, muitas vezes, não parecem que possuem paralisia cerebral. Isto porque sua aparência nos impede de observar, à primeira vista, os seus efeitos. Podem ser mais lentos que seus pares escolares de mesma idade, e porque apresentam capacidade para aprender. Basta repetir mais vezes o assunto e os exercícios. De quando em quando, devem esses conteúdos devem ser retomados para evitar esquecimentos.

Você seria capaz de dizer qual destes 
jogadores tem Paralisia Cerebral?

Já as pessoas com PC moderado podem apresentar uma dificuldade motora mais ou menos acentuada. Mesmo assim, há os moderados leves e os moderados mais graves com ou sem deficiência intelectual, e que podem aprender a ler e a escrever. Para estes últimos, quando as mãos apresentam mais dificuldade, suas letras geralmente são mais irregulares e podem ficar tremidas por causa do esforço que fazem. Para isso, existem no mercado adaptadores baratos que se encaixam em lápis e canetas e os tornam mais grossos para facilitar a pegada. Caso não encontrem, uma solução simples é grudar várias voltas de fita crepe com a mesma finalidade. 

Rapaz com PC e sua mãe formando-se  em Direito

Para alfabetizá-los, é melhor que sejam apresentadas letras em bastão (de imprensa) por terem formato mais simplificado. As letras cursivas apresentam muitas curvaturas e se tornam mais difíceis para eles. Estas pessoas também podem e devem aprender a ler e a escrever, desde que suas dificuldades motoras sejam respeitadas.  O mesmo acontece com as dificuldades visuais.

Os problemas visuais também variam de uma pessoa para outra. Há pessoas com PC leve que apresentam problemas visuais de vários graus e pessoas com PC mais severo que podem apresentar uma visão razoável.  Para os que apresentam baixa acuidade visual (ou baixa visão), o melhor é escrever com canetas hidrocores grossa ou digitar os exercícios em cor preta e com um tamanho de fonte bem alta (48 ou 72) para que não forcem a visão.


Há ainda pessoas com PC que andam, correm, saltam e outros que nem podem mexer as pernas, os braços ou ambos. Há PCs que apresentam biplegia (ambos os braços) nos membros superiores ou nos membros inferiores (ambas as pernas).

Na PC, geralmente, um lado é mais afetado que o outro. Assim, um lado é mais eficiente enquanto o outro é pouco funcional. Quem determina o lado funcional, a bi ou a tetraplegia é a localização da lesão cerebral. Nestes casos, o uso da tecnologia é o mais eficiente.

Há ainda os muito severos que os impede de movimentar os membros superiores e os inferiores (tetraplegia). Normalmente, pessoas com alto grau de severidade pouco aprendem o convencional da escola.