quarta-feira, 7 de setembro de 2016

DISGRAFIA E ATIVIDADES ARTÍSTICAS (parte 5)

Quando os exercícios cansam, é hora de usar a criatividade e fazê-los trabalhar de uma forma mais prazerosa. E nada mais agradável do que uma atividade artística.

Não precisa ser nada muito complicado, mas que envolvam os movimentos necessários para a escrita. Seguem alguns exemplos do pode ser feito.


a) JOGO DE CONSTRUÇÃO - onde a criança trabalha a preensão, o transporte de peças, a delicadeza do movimentos para que a construção não desmorone.





b) ATIVIDADES ROTINEIRAS como as de abrir e fechar um ziper, abotoar um agasalho com botões ou colchetes, amarrar o cordão do tênis. que se faz usando a própria roupa da criança.


c) FAZER E COLAR bolinhas de papel crepom. Ao  APERTAR  O TUBO DE COLA a criança faz um exercício que ajuda na musculatura dos dedos necessários para a escrita. Esse movimento é exercído repetidamente para a colagem das forminhas de doce, dos palitos, folhas e das próprias bolinhas de papel.



E se não quiser fazer com bolinhas, o exercício será feito da mesma maneira.


 d) COLAGEM COM GRÃOS - trabalha a preensão, forçando os dedos a formarem a pinça. Aqui podemos usar feijão, milho, ervilha seca, arroz e outros. Pode usar também macarrãozinhos.

 

e) COLAGEM COM AREIA - trabalha o aperto do tubo de cola, porém, mais prolongado porque tem que cobrir o traçado todo do desenho. Pode colar areia de várias cores ou de uma só.




f) ORIGAMI - a sequência de dobras que um origami (dobradura) contém é um ótimo exercício perceptivo, desenvolve a atenção e ao mesmo tempo que traz mais habilidade manual. 




g) Existe uma atividade na internet chamada "doodle", cuja tradução é "rabisco". Essa atividade é bastante interessante e pode-se trabalhar aqueles exercícios que se faz no caderno ou em folhas.  E é muito fácil de fazê-lo. Usando um desenho qualquer (flor, bichinho, folhas, ou criando o seu próprio desenho) desenhe em cada  parte dele, um exercício diferente e as crianças devem terminar de preencher . Supondo que o seu desenho seja o de um "menino com boné". Faça, por exemplo, algumas bolinhas no boné, linhas onduladas na camisa, listras no short, e assim por diante. Veja como eu fiz para um garoto:


No final, o garoto quis dar um colorido para "ficar mais bonito". Como coloriu com lápis de cor, a cor ficou meio apagada na foto. 

Na próxima postagem, mais sugestões de atividades artísticas.