segunda-feira, 30 de novembro de 2015

COPIAR DA LOUSA


Já repararam como algumas crianças copiam as tarefas da lousa? 

A maioria das crianças em início de alfabetização copiam as palavras escritas na lousa letra a letra. Nesta fase, esse modo de copiar é compreensível. Primeiro, porque ainda não dominam todos os símbolos e segundo, ainda não dominam a leitura.

Mas, o tempo passa. Muitas crianças que estão do final do segundo ano e daí para a frente, incluindo-se crianças maiores (6º, 7º e alguns do 8º ano) ainda mantém essa forma de cópia, porque ninguém observou e explicou como deveria ser feito. Crianças com deficiência intelectual também copiam dessa maneira, inclusive do próprio caderno. E de tanto copiarem dessa maneira vira hábito. E é um procedimento moroso, com forte tendência a erros ortográficos e de faltarem pedaços pela mistura de uma palavra com outra da linha de baixo. Se o que tiverem que copiar for grande, geralmente, demoram a realizar as tarefas. 

Como resolver este problema?

a) PALAVRAS SURPRESAS

É muito simples. Faça uns 10 ou 12 pedaços de papel na largura de uma régua e escreva palavras em cada uma. Essas palavras podem ser as trabalhadas nas dificuldades ortográficas, de um texto que está sendo estudado ou de nomenclatura de aspectos da gramática que precisa ser fixado. 


Dobre-as ao meio e cole-as no caderno da criança ou numa folha. Peça para a criança ler a palavra, fechar o papel (e não copiar a palavra) e escrevê-la sem olhar. Quando a palavra já estiver escrita por inteiro (e só nesta condição) poderá olhar novamente a palavra e fazer a autocorreção. Repita algumas vezes esta atividade, ora sorteando certo número de palavras, ora da forma descrita acima.

A medida que for encontrando facilidade, repita com duas palavras no mesmo papel. Por exemplo: 
menina bonita   -   casa velha   -   sapo nojento   

     
Repita várias vezes usando outras combinações de palavras. Quando novamente ficar fácil, passe para grupos de três palavras que podem ter relação ou não com a primeira. Ex:

melado / melão / melancia   -   casa / ditado / linguiça
   
   pente / boca / queijo   


Numa nova etapa, use frases curtas.Ex

A menina gosta de goiaba.

A borboleta machucou a asa.

Por fim, e este pode ser um jogo que envolva a classe toda, vá para a lousa e escreva uma palavra. Dê o tempo de leitura e apague. Espere que escrevam, Volte a escrever para que corrijam caso tenham errado. Siga o processo já descrito acima, seguindo os mesmos passos.

O QUE SE TRABALHA COM ESTE PROCEDIMENTO?

a) trabalha-se a leitura da(s) palavra(s). Uma palavra só é aprendida quando for lida.

b) desenvolve a sequência das letras e a ortografia. Uma palavra lida corretamente é escrita corretamente.

c) ajuda a criança a perceber os próprios erros por meio da autocorreção.

d) ao fechar o papelzinho, dá-se o tempo necessário usado  para desviar o olhar da lousa para o caderno mantendo a forma das letras e a sequência delas na memória operacional ou de curto prazo.

e) quanto mais palavras forem lidas, mais desafiador será para a memória.