terça-feira, 6 de outubro de 2015

VAMOS VESTIR BONECAS DE PAPEL?

OLA, PESSOAL

Quem, na infância, nunca brincou de vestir bonecas de papel? E contar histórias com elas depois de vestidas?

Pois é, uma brincadeira tão legal e divertida, mas que ficou esquecida durante várias gerações. E hoje, está na moda outra vez. 

Além de ser bastante divertida, promove a habilidade do recorte, estética, combinação de cores, a coordenação motora, preensão digital, promove a criação e a contação de histórias, estimula o pensamento e a formação de frases orais,  e com isso, desenvolve a expressão e da linguagem oral e criatividade. Se quiserem, podem ainda desenvolver a escrita, trabalhar as nomeação das vestimentas de verão e inverno, a diferenciação das vestimentas de praia e da cidade, dormir e brincar etc. E uma porção de outras que você poderá inventar e usar em outras disciplinas.

Tenho aqui alguns modelos já prontos. Podem copiar, ampliar, imprimir e deixar rolar a brincadeira. Serve tanto para crianças com e sem deficiência intelectual. Quem quiser outras, é só procurar na barra lateral o blog "Bonecas de Papel" ou no Facebook (com o mesmo nome). 



   


  




Caso ainda prefira, procure no jornaleiro uma revista chamada "GUARDA-ROUPA FASHION", da editora GIRASSOL. Essa revistinha vem com as bonecas desenhadas, um conjunto pronto adesivado e moldes para as crianças criarem novos modelitos e folhas decoradas para serem usadas. Caso a criança queira manter a revista intacta (sem recortar a boneca) ela poderá pintar as roupas e desenhar estampas. É muito legal.

   

 

 PROFESSORA, você não precisa comprar uma revista para cada aluno. Como as bonecas tem um contorno claro, passe uma caneta hidrocor preta, escaneie e imprima. Veja o que minhas pimpolhas com DI fizeram:

 


E elas adoraram brincar de vestir as bonecas.