segunda-feira, 31 de agosto de 2015

JOGO DO MICO FEITO EM CASA


OLÁ, PESSOAL!


Como prometi, aqui está como se faz, em casa, um JOGO DO MICO e aproveitando materiais que você já tenha. Sobras de papéis coloridos são ótimos. Porém, se quiser reciclar e deixar mais resistente ao manejo, pode usar caixinhas de leite ou suco. 

Então vamos lá. 


1- Recorte quadrados ou retângulos (numa quantidade que seja múltiplos de 4 e mais 1) e do tamanho que desejar. Escolha no Google, a mesma quantidade de figuras masculinas e femininas (de acordo com a regra que está sendo trabalhada) no número de quadrados ou retângulos que você recortou. Podem ser coloridas ou para colorir. Lembre-se de escolher um macaco para o MICO. Diminua ou aumente o tamanho das figuras de acordo com o tamanho dos pedaços que você recortou. 

Cole numa folha branca e imprima.

 


2- Recorte e cole nos pedaços recortados e pronto. Se quiser pode plastificar com contact. Se usar caixa de leite, cole as figuras do lado de fora da caixa, para quando virar, ficarem todas prateadas. Ficam muito bonitas.

Este jogo é a segunda regra, onde os femininos são palavras diferentes do masculino


VARIAÇÕES:

Você pode usar este material de várias maneiras: 

a) Tire o mico ou acrescente o feminino dele. Serve para as crianças fazerem pareamentos. Com este novo jogo, as crianças treinam a leitura, fixam a escrita e aprendem o significado das palavras.


b) Acrescente novos femininos e masculinos, assim ampliarão o vocabulário.


c) Pegue apenas as figuras femininas e as masculinas são escritas em retângulos (não precisam ser da mesma cor) .



d) Numa outra ocasião, ofereça as figuras masculinas e cartões com os femininos.

e) Junte outras regras em cada etapa, e depois da jogada peça que separe as palavras de acordo com as regras contidas no jogo.


Espero que este jogo e as opções sejam proveitosas. Assim, só me resta desejar 

UM BOM TRABALHO!