quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SUDOKU COMO RECURSO DIDÁTICO

OLÁ PESSOAL!

Hoje trouxe para vocês mais um recurso didático. Isso mesmo, o SUDOKU. Quem não o conhece ou nunca ouviu falar dele, não é mesmo? Mas vamos conhecê-lo um pouco mais.

O sudoku é uma evolução de três jogos antigos: do “Lo Shu Square”, do “Quadrado Mágico” e do “Quadrado Latino”.
LO SHU SQUARE,  o primeiro quadrado mágico do mundo.

O LO SHU SQUARE foi encontrado em manuscritos chineses de 2.800 a/C e é o mais antigo. Já os QUADRADOS MÁGICOS datam de 4000 anos atrás e aparecem em quase todos os livros de matemática. Ambos foram considerados objetos sagrados e disputavam importância com a religião e a astrologia no Egito e Índia antigos.

primeiros quadrados mágicos

No séc XVIII d/C, o QUADRADO LATINO é inventado pelo suíço Leonhard Euler, para o estudo de álgebra. Era jogo semelhante ao quadrado mágico, mas sua regra impedia que os números fossem repetidos mais que uma vez tanto nas como nas colunas. Na Paris de 1892, os jornais já publicavam os quadrados latinos como jogo de passar o tempo. No mesmo ano, o jornal Le Sièle publica um quadrado latino de 9 quadrados em cada linha e coluna, mas agrupados em quadrantes de 3 em 3.

Em 1984, já no século XX, o americano Howard Garns inventou o Sudoku dos tempos atuais. Tinha o nome de “Number Place” e foi publicado numa das revistas da Dell Magazine como um jogo de raciocínio. A partir de então, o jogo correu o mundo. Chegou ao Japão em 1984 e mudou de nome. Virou Sudoku, que significa “número (su) único (doku)”.

Em 1997, o primeiro software do jogo é criado por Wayne Gould e oferece a jornais ingleses. Mas, somente em 12/11/2004 o jogo é publicado pelo The Times. Então, virou mania mundial e com programas de rádio e de televisão. No Brasil, o jogo passou a ser divulgado, pela revista Coquetel, desde 1994, mas comportando números de 1 a 9 somente.

SUDOKU PARA CRIANÇAS  E DEFICIENTES INTELECTUAIS

Embora seja um jogo de raciocínio, ele tem uma outra importante finalidade. Alguns deficientes intelectuais tem uma dificuldade em perceber coisas bidirecionais, isto é, observar dados e informações que estejam na vertical e na horizontal ao mesmo tempo. Por isso, muitas dessas crianças atrapalham-se na leitura de gráficos, não conseguem preencher ou procurar informações em tabelas, preencher cruzadinhas ou descobrir palavras num caça-palavras e, inclusive na leitura.

Não são só os deficientes não. Muitas crianças não deficientes apresentam a mesma dificuldade. Mas não é uma só com uma jogada que trará os benefícios que esperamos. É pela continuidade e repetição do olhar.


Este jogo é da Indústria de brinquedos GROW.

Pode ser aprendido por crianças a partir de 3 anos, usando figuras em vez de números. Com deficientes intelectuais por volta dos 5 anos devido a maturidade cerebral que é mais lenta.


Na próxima postagem mostrarei como fazer um Sudoku caseiro para você ensinar seu filho ou aluno.