sábado, 11 de abril de 2015

OS PÉS E SEUS PROBLEMAS

PROBLEMAS MODERADOS

Voltando aos problemas dos pés, você já deve ter ouvido falar em TENDINITE, não é mesmo? Esse termo significa “inflamação do tendão”. O tendão é uma estrutura fibrosa que liga os músculos aos ossos. Mas ele não é tão elástico quanto os músculos, nem tão forte e resistente quanto os ossos. Por isso, quando fica sobrecarregado, é quem mais padece. E se você pensa que tendinite só existe no ombro, braço, cotovelo e punho se enganou. Ela também aparece nos joelhos, tornozelos e nos pés. E várias são as causas da tendinite nos pés. As principais são: exercícios de grande impacto e repetitivos (como os atletas), a falta de alongamento dos pés, posturas inadequadas, idade, estresse e problema circulatório. A tendinite pode ser aguda (presença de dor por até 45 dias) ou crônica (permanente).

Outro termo que vocês já devem ter ouvido é BURSITE e significa “inflamação da bursa”, uma estrutura com líquido dentro que se localiza entre o tendão e a pele ou entre o tendão e o osso. Ela funciona como um amortecedor e ajuda o tendão e os músculos a deslizarem durante os movimentos e na nutrição dos tendões. A causa dessa inflamação é o movimento repetitivo. Claro que as bursites mais comuns são as de ombros, braços e cotovelos. Mas, também podem ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé. E podem ser agudas ou crônicas e são muito dolorosas. Os sintomas são dores nas articulações, inchaço, color ou vermelhidão na área afetada.
                                                          tipos de fraturas

E o que dizer das dores de TORÇÔES, DISTENSÕES, TRINCAMENTOS e FRATURAS? Uma virada de pé, uma queda, um evento traumático e pronto. Uma delas acontece. Por isso, é preciso atenção e “olhar para onde se pisa”.
Nossos pés suportam uma grande quantidade de peso. Não só do próprio corpo, mas também dos pesos extras que transportamos. Além disso, são os mais esquecidos. Por causa desses esquecimentos e cuidados surgem outros problemas igualmente doloridos e incômodos.

PROBLEMAS SEVEROS DOS PÉS
Os problemas graves são determinados por todo tipo de deformações e aberrações que acontecem nos pés, seja por erro genético, hereditariedade ou ingestão de medicamentos abortivos durante a gravidez. Em alguns destes casos o tratamento é demorado ou cirúrgico. Em outros, não há solução. 

OS PÉS E A EDUCAÇÃO 
Por que falar dos pés quando o assunto é educação? Por duas razões muito simples. A primeira, é física. Geralmente, as dores nos pés são irritantes. E quem aprende com dores que incomodam, que irritam e que muitas vezes incapacitam?
A segunda, é psicológica. Toda pessoa que possui um problema qualquer nos pés sente-se envergonhada. 
E sempre existe um momento em que é necessário expô-los diante dos outros, seja nos vestiários ou numa atividade deliciosa como esta, onde as crianças usam os pés para pintar um painel.
E envergonhada, a pessoa deixa de realizar o que seria normal e comum a todos. Sente-se fragilizada, humilhada e insegura, considera-se diferente dos demais e tem a autoestima e a autoconfiança abaladas. Além do mais é presa fácil para chacotas e o famigerado bullying. 
E quem aprende quando se sente vulnerável?