sexta-feira, 20 de março de 2015

CASINHA FÁCIL DE ORIGAMI

Olá, minha gente!

Trouxe para vocês uma casinha de origami bem fácil. Com ela trabalhamos a observação, atenção, a a concentração, a coordenação motora e habilidade manual. Para fazê-la só é necessário uma folha de papel (qualquer papel) retangular e no tamanho que desejar. E pode ser feita por qualquer criança porque é muito fácil.

Proceda assim: 
1- Dobre a folha ao meio (de cima para baixo) vincando bem a dobra. Repita a operação, porém da esquerda para a direita. Vinque bem a dobra.

  
2- Abra a última dobra. Mostre a dobra para a criança e dobre a parte da direita parando nessa dobra. Vinque bem.

  

3- Abra as folhas dessa dobra colocando o dedo indicador entre elas e levando-o até a pontinha. Retire e vinque as dobras interna e externas. E está feito o telhadinho.

  
4- Vire tudo para o lado contrário e dobre uma ponta (mais ou menos a altura do telhadinho e prenda-a com uma gotinha de cola. Desvire a folha, voltando para o início. Cole as partes soltas com pouca cola, para que não desmanche. 

5- Decore a gosto. Veja como ficou bonitinha. 

                                                 Eu fiz esta. 

Vejam agora como ficaram as que meus pimpolhos fizeram:



Depois de prontas, colam no caderno ou numa folha. Contam história, formam frases, ou servem como ilustração da palavra-chave para o aprendizado da letra C. Servem como estímulo para o ensino de Geografia quando estudam a casa da família, a casa na rua ou no bairro. Para isso, fazemos uma porção delas bem menores e até com formatos diferentes.

E eles gostam muito. Como faço junto, no começo eles procuram copiar o que faço. Com o tempo, vão se soltando e usam mais a criatividade própria.

Se gostaram da ideia, use a vontade. A escola não precisa ser um lugar chato com atividades igualmente chatas. Professor, mostre a seus alunos que ir a escola pode ser muito divertido e prazeroso.