terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

COLAGEM COM FEIJÃO


OLÁ, PESSOAL!

Trouxe para vocês mais uma atividade legal, simples e barata: uma colagem com feijão. Para realizá-la você vai precisar de um desenho, cola e um punhado de feijão.

A criança pode colorir um desenho ou fazer uma colagem com papel colorido, folhas de revista ou jornal. Depois de pronto, passar um fio de cola sobre o contorno e colar os grãos de feijão. Depois é só esperar secar. Se desejar que o trabalho dure mais tempo, passe sobre os feijões uma camada de cola (escolar, mesmo) para evitar que bichinhos ataquem o trabalho.Ficam bem bonitos.

Mas não precisam ser apenas desenhos. Você pode trabalhar com letras e números. Servem para fixar o formato da letra  (imprensa ou cursiva) e/ou o seu traçado. O mesmo acontece com os números.



Ao fazer esse trabalho a criança faz exercícios motores apertando o tubo de cola, a coordenação motora fina ao passar a cola no contorno da figura, letra ou número, o movimento em pinça bidigital em que usa o polegar e o indicador (como na foto acima) para pegar, transportar e colar o feijão.

O trabalho depois de pronto  e seco ainda serve  para outras  atividades, como  a nomeação escrita dos elementos que a criança vê na figura (observação), formação de frases ou uma produção de texto.





E para quem tem muita dificuldade e ainda não escreve pode seguir caminhos. 


Se gostou, pode aproveitar a ideia e por as mãos à obra.