domingo, 9 de agosto de 2015

SUDOKU DE FIGURAS CASEIRO

OLÁ PESSOAL!


Como prometi, vamos aprender a fazer o SUDOKU, um jogo bastante importante. Então, vamos ao passo a passo.

Escolha como base um material que seja durável. Pode ser papelão, papel cartão, EVA, madeira,  caixa de leite ou outro qualquer de sua preferência. E reserve.

Numa folha de sulfite trace 6 quadrados como na foto abaixo:




Reforce os traços deste esquema e recorte. Cole e recorte a base do tamanho do desenho (esquema).


Procure no Google Imagens 3 figuras do seu agrado. Se a figura for grande, diminua. Copie 3 vezes cada uma, recorte e cole em quadrados de papel um pouco menor que os quadrados de forma de forma a caber em cada espaço. 

Cole os quadradinhos já secos sobre o material da base restante para que não se estraguem com facilidade com o manuseio. E está pronto o Sudoku com figuras.

obs: Se preferir, plastifique o tabuleiro e as peças com Contact.

COMO JOGAR

Coloque uma figura diferente em cada quadrado do tabuleiro. Assim:



E peça para a criança colocar o restante das peças, com a condição de não repetir a mesma figura nem na linha, nem na coluna. Esta é a regra do jogo.

OBS: Crianças pequenas ou deficientes intelectuais  NÃO SABEM o que é linha ou coluna num tabuleiro. Por isso, ao ensinar o jogo, é preciso dizer que o "apontador "(por exemplo) não pode ficar embaixo de outro "apontador" e diga "ASSIM" (passe o dedo indicador para mostrar a linha ) ou "ASSIM" (faça o mesmo, para mostrar a coluna).

O jogo pronto deverá ficar desta maneira:



ATENÇÃO: Suponhamos que a criança erre e coloque duas figuras iguais numa mesma coluna por exemplo. Diga que algo não está certo e deixe que ela descubra onde errou. É mais uma forma de fazê-la direcionar o olhar na horizontal e na vertical.

VARIAÇÕES:

Se a criança tiver dificuldades repita o jogo com outras figuras. Podem ser personagens dos contos de fadas, objetos de casa, escolar ou pessoal, roupas de inverno ou de verão, de meninos e meninas e até mesmo, as formas geométricas básicas. Só mostre o erro, se perceber que ela não consegue de verdade.

Se notar que está muito fácil, aumente o número de quadrados tanto na linha, quanto na coluna. Mas um de cada vez, até ficarem 9 quadrados.


Boas Jogadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário