domingo, 25 de janeiro de 2015

PARABÉNS, SÃO PAULO

São Paulo, quatrocentona e ainda na juventude, não se intimida com seu gigantismo.

Calma e tranquila na infância e frenética, descontraída e inquieta na juventude. Lida com o crescimento desastrado e sem planejamento como todo adolescente, supera seus conflitos e se fortalece a cada conquista.


Convive com o antigo e o protege do tempo porque são suas raízes. Mas adora a modernidade, a tecnologia e as novas invenções. São Paulo sonha grande e, por isso, tem seus olhos voltados para o futuro. Assim como todo jovem tem seus momentos de tristezas, de decepções, de mal humor para no instante seguinte voltar a ficar alegre, entusiasta e colorida porque acredita em dias melhores.


Seu povo é trabalhador incansável, amigo para todas as horas, lutador que não desanima nunca e enfrenta tudo com galhardia e coragem. Os paulistanos são acolhedores, amigos fiéis e recebem seus irmãos de outras regiões e amigos de outras paragens de braços abertos. Para eles sempre se pode encontrar um lugar para acomodá-los ou botar um pouco mais de água no feijão. Por eles também, os paulistanos dão um boi para não entrar numa briga e uma boiada inteira para não sair dela.

                              

Grandiosa e em pleno vigor da juventude, São Paulo tem necessidades e desejos. Necessita de maior mobilidade, segurança, educação e saúde de boa qualidade porque sabe que seus desejos não serão conquistados com mãos estendidas como a mendigar, nem acredita que eles serão concretizados como passes de mágica. São Paulo tem consciência de que eles virão após muitas lutas, muito trabalho e muito suor. Afinal, nada é fácil.


E nas horas de calmaria, São Paulo curte seus momentos de uma preguiça gostosa nos dias de feriado. Os paulistanos adoram os feriados e suas emendas, as festas, a viagens, os passeios ao ar livre e os eventos culturais. 

Será que existe no mundo outra cidade tão bela e contraditória como São Paulo?



E é por causa dessa contradição toda que eu te amo e me orgulho, minha querida São Paulo e não consigo viver longe de ti.

Parabéns por seus 461 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário