sábado, 13 de dezembro de 2014

É TEMPO DE RECICLAR

OLÁ, MINHA GENTE!


Pois é, produzimos mais lixo do que nosso planeta pode suportar. Mas, não precisa ser assim. Com aquilo que consideramos lixo podemos criar lindas peças  e realizar diversas atividades de arte. E nada mais justo que ensinar nossos filhos, alunos e clientes a reciclar e construir um mundo melhor para todos.

Um exemplo de material que pode ser reciclado são os tubos de papelão dos rolos de papel higiênico. Junte 2 tubos para cada criança. Aperte-os para que fiquem dobrados ao meio. Com o auxílio de uma régua faça marcações de 1cm (ou mais, se quiser) no sentido do cumprimento. Risque e corte no sentido da largura, mantendo a forma elíptica do tubo apertado. Geralmente, ao cortar alguns pedacinhos descolam. Para contornar essa situação, passe um pouco de cola (a escolar serve) para grudá-los novamente. E a preparação do material está pronta

Fizemos flores por ainda estarmos na primavera. Qualquer criança é capaz de fazer este trabalho. Inclusive as que são deficientes intelectuais.

Um tubo dá para uma flor de 8 pétalas ou duas flores de 5 pétalas. Com outro, recortamos 4 folhas. Com a sobra das pétalas, recortamos numa das dobras e fizemos o miolinho, enrolando a tira bem juntinho e apertadinho. Porém, quiserem um miolinho maior, é só juntar outra tira ou deixar que o rolinho desenrole um pouco. Vejam só:

  Depois é só passar cola na beiradinha 
de cada pétala e colar no papel.

 

Depois, colam-se as folhas e dá-se o acabamento. Não usamos pintura porque a proposta era que fosse um trabalho mais rústico e monocromático. Mas nada impede que sejam pintados.

 

Agora, vejam como cada um resolveu essa técnica 
com sua própria criatividade:


 

Ficaram lindos esses trabalhinhos, não é?

Com este trabalho artístico trabalhei uma porção de coisas: a coordenação motora fina incluindo a textura, a noção de espaço, o senso estético, recorte e colagem e a própria criatividade.

Faça você também. Aproveite as férias e mostre a seus filhos como é bom e fácil reciclar. Enquanto isso, estarão trabalhando prazerosamente e exercitando-se para o novo ano escolar que, em breve, reiniciará. Em breve, postarei outras ideias.