terça-feira, 7 de outubro de 2014

FASES REGRESSIVAS


Trabalhar com deficientes intelectuais é assim: você trabalha um conteúdo, a criança repete várias vezes um item desse conteúdo. Ensina-se outro item e ela repete outras tantas vezes. Tudo parece ir muito bem porque a criança está avançando em seus conhecimentos. 

Mas, trabalhar com deficientes tem lá suas surpresas também. Um belo dia, a criança chega e não lembra nada do que foi ensinado. Confunde letras e números. Ás vezes, nem reconhece as letras que fazem parte do seu próprio nome. E o que sabia antes, já não sabe mais. Nestes casos, é preciso recomeçar tudo novamente. 

Por que isto acontece? Todo deficiente intelectual apresenta fases regressivas, como afirma Vitor da Fonseca. Porque? Ninguém sabe. Quanto tempo leva nessas fases? Varia de pessoa para pessoa, podendo durar algumas semanas ou levar meses.

Vocês devem ter percebido que, de uns tempos para cá, deixei de postar atividades de alfabetização. Foi justamente por causa desta fase regressiva. Uma fase que durou seis (6) meses e foi a mais longa que já presenciei.

Durante esse tempo, retomei todo o alfabeto comparando as letras com sonoridade semelhante e as operações fundamentais. E não postei porque seria repetitivo e desinteressante para vocês. Finalmente, está saindo dessa fase. Já tenho notado progressos faz algumas semanas.

Portanto, professores e pais fiquem atentos. Não é má vontade da criança. Simplesmente, ela não consegue se lembrar do que aprendeu.