quarta-feira, 21 de maio de 2014

COLAGEM COM CASCA DE OVO

Olá, minha gente. Mais uma novidade para vocês.

Que tal fazer uma colagem bem diferente? Apresento duas técnicas diferentes de colagem com cascas de ovos. Pois é, com casca de ovos. 

PREPARO DA CASCA

Faça o seguinte: reúna uma boa quantidade de cascas de ovos, deixe de molho em água por uma hora mais ou menos. Não precisa colocar nada na água. Passado o tempo, retire a película para evitar que fiquem mal cheirosos, deixe secar bem (de preferência ao Sol) e guarde se a quantidade for pequena.

1ª técnica


Pegue uma quantidade e amasse entre as mãos. A intenção é quebrar a casca em pedaços bem miúdos. Serve para colar em miolo ou borda de flores ou de outra figura qualquer. Vejam como eles ficam bonitos. Se quiserem, depois de secos, pode dar um colorido com tinta guache.




Nesta técnica trabalha-se a coordenação motora e o controle da mão ao virar o desenho para que os cacos de ovos se prendam á cola. Mas, importante mesmo, é que as crianças entram em contato com uma nova textura.

2ª técnica


Nesta técnica, após a pintura de um desenho qualquer, ofereça ás crianças as cascas de ovos inteiras ou em pedaços grandes.  Elas devem partir em pedaços menores, passar cola, colocar o pedaço de casca sobre a cola e apertar contra o papel. Ao fazer isto, as cascas quebram ainda mais e ficam grudadas evitando o desperdício do material. O resultado é um mosaico diferenciado.

Vejam como estes ficaram:



O que se trabalha aqui? Além do que já foi dito na técnica anterior, trabalha-se o controle da pressão exercida pela mão e dedos no uso de materiais mais delicados.

São atividades que se prestam para todas as crianças com ou sem deficiência intelectual, desde que se escolha a técnica para cada caso, aptidão ou necessidade a ser trabalhada. 

Espero que tenham gostado e que aproveitem a ideia.