segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VAMOS PESCAR?

RECURSO DIDÁTICO

A pescaria é uma brincadeira muito divertida em qualquer ocasião. E pode ser muito útil dentro da sala de aula, porque através dela, as crianças desenvolvem uma variedade de habilidades, como a coordenação viso-motora, a coordenação motora, preensão, freios musculares e motores. 

Desenvolvem as funções cognitivas como as de planejamento, estratégia de ação, antecipações, tomadas de decisão. Quando aplicadas á educação, desenvolvem o raciocínio matemático quando aplicados a problemas e cálculos. 

Socialmente, desenvolvem a atitude de esperar a vez, o respeito ás regras do jogo ou da classe. Psicologicamente, treinam a paciência e o lidar com ganhos e perdas.

Tanto faz se você usar uma caixa de areia com peixinhos de papelão ...

... ou algum brinquedo encontrado no comércio. 


O importante é que, através do jogo, a criança trabalhe os conceitos já aprendidos ou em processo de aprendizagem.

Alguma sugestões interessantes encontradas na Net e que você pode aproveitar de acordo com seus gostos, posses e oportunidades dentro do ambiente escolar:

Sobre a mesa ou carteira e com imâ de geladeira.



Pode ser usada numa forma de maquete, sem areia ou água.

 
                                                         A areia pode ser seca.

Com água, as dificuldades aumentam e a idéia pode ser usada mais tarde.


Não dá para dizer que não pode ser usado, não é mesmo? Então, inicie suas aulas de um jeito bem diferente e divertido. Com certeza, as crianças vão amar e achar a escola um lugar bem mais divertido.