sábado, 29 de março de 2014

RECORTES COM AS MÃOS

OLÁ, PESSOAL!

Hoje trago para vocês outra atividade que deficientes e não deficientes gostam muito. É o trabalho de RECORTE. 

Para que as crianças (deficientes ou não) desenvolvam uma habilidade é preciso que pratiquem constantemente. E a habilidade de recortar não foge a essa regra. Por isso, seguem-se algumas etapas importantes. Elas devem ser seguidas rigorosamente,  para que não hajam saltos e atrapalhem o desenvolvimento, principalmente, se forem deficientes intelectuais:


1- Rasgar o papel com as mãos - Quando se oferece um papel para que as crianças pequenas e deficientes o recorte com as mãos, a tendência é que puxem. Mas, o ato de rasgar o papel exigem movimentos contrários. Uma das mãos vai para a frente enquanto a outra, vem para trás. E isto precisa ser bastante praticado para que percebam esse movimento e se torne automático.

2- Recortar com as mãos seguindo uma linha reta - Só fará este trabalho quando aprender os movimentos anteriores. Para este trabalho, uma dificuldade maior se apresenta: a linha desenhada. Ela não deve ser muito grande inicialmente (mais ou menos 10 cm). isto porque a criança tem que colocar o olhar sobre a linha e movimentar uma das mãos num sentido e a mão auxiliar em outro. No começo, não sai perfeito. Elogie seu esforço. Insista neste exercício, até que fique bom, mas não perfeito.

3- Novos desafios - Á medida que vai evoluindo no recorte, aos poucos e um tipo de cada vez, pode-se colocar linhas retas quebradas,  em ziguezague e, por fim, onduladas.  Sempre que colocar um novo desafio, não esqueça de alternar os antigos e os novos para que possam fazer as devidas comparações e perceber novos detalhes. Para também que possam perceber seus progressos.


4- Recorte de formas - são os recortes das principais formas geométricas riscadas em folha, como o quadrado, o retângulo, o triangulo e por último, o círculo. Também um de cada vez, até que o recorte esteja bom.

 

5- Recorte de figuras de revista - É quando fica mais divertido! Ela poderá escolher a figura que desejar. Mas, evite as mais complicadas por enquanto. E aqui, pode-se fazer várias brincadeiras como a de encontrar uma figura quadrada, triangular, retangular ou circular e colar numa folha.

Ao chegar a este estágio, já pode iniciar o recorte com a tesoura.

Um comentário: