quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FLORES DE CANUDOS DE REFRIGERANTE

Ainda estamos na primavera e flores são sempre bem vindas. E que tal matar dois coelhos com uma só cajadada? Podemos falar sobre a estação em que vivemos, sobre flores ou simplesmente fazer uma atividade artística bonita, prática e rápida e, ainda, proteger o planeta fazendo reciclagem. 

Além do mais, qualquer criança pode fazê-las, mesmo que precisem de uma ajudinha para amarrar ou colar.


Para isso, você vai precisar de canudos de refrigerantes (podem ser usados, bem lavados e secos), barbante e cola de silicone quente. Pode ser usada a cola branca, mas desgruda com facilidade.

Corte os canudos na metade ou do tamanho que preferir. Junte-os na quantidade desejada (usamos 8  a 10 partes) e, com um pedaço de barbante amarre bem forte no centro. Recorte algumas folhas de color set (ou outro) e forme um arranjo com flores individuais ou em duplas, trios e quartetos. Depois, é só prender com cola quente. Ficam muito bonitos.


 
 
Se preferir, junte todos e faça um bonito e diferente painel para decorar a sala, pátio ou o corredor da escola, ou ainda, um cantinho rústico de sua casa ou o quarto das crianças. Pode - se agregar outros elementos como flores de copos plásticos e fazer um belo painel como este. 

.
Na cesta, foi feita uma tecelagem de papel color set marrom e, depois, dei uma passada de lápis de cor branca para dar o efeito de luz. A alça foi feita de papel crepom enrolado.


Caso queira reaproveitar o painel para algum outro evento especial, acrescente algum elemento relativo ao tema do evento ou comemoração, como fiz  para a Páscoa, quando acrescentei alguns coelhinhos coloridos. Para o Natal, podem ser usadas renas ou Papai Noel em lugar dos coelhos A turminha gostou da novidade que ajudaram a construir.




Bem, fica a dica. Quem quiser aproveitar a ideia, fique a vontade. Basta por mãos á obra.

Bjs a todos

domingo, 10 de novembro de 2013

CAUSAS, DIAGNÓSTICO, CUIDADOS E TRATAMENTO DAS CONVULSÕES

Sabemos que há pessoas mais propensas às convulsões que outras. Por que isto acontece? As causas são variadas. E o diagnóstico é difícil.

Em pessoas sensíveis às convulsões, várias coisas se tornam o estopim de uma crise. Segundo o Dr DRÁUZIO VARELLA, a febre alta em crianças até 5 anos pode ser esse estopim. Já para as maiores e adolescentes, emoções fortes e intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos e músicas, odores ou luzes fortes podem provocá-las. Algumas doenças como meningites, encefalites, tétano, tumores cerebrais, infecção pelo HIV, epilepsia, traumas cranianos, distúrbios metabólicos (hipoglicemia, diabetes, insuficiência renal) aumentam as chances de convulsões. Fora isso, a abstinência após uso prolongado de álcool e de outras drogas, efeito colateral de alguns medicamentos e a falta de oxigenação cerebral podem agir como estopins. Porém, a febre alta, falta de sono, menstruação e stress são facilitadores e não detonadores das crises.


O QUE FAZER?

Diante de uma pessoa em crise convulsiva é recomendado que:



  • Deite-se a pessoa de lado, evitando engasgos (saliva ou vômitos)
  • Afrouxe as roupas e erga o queixo para que respire melhor.
  • Retire de sua volta tudo que possa causar machucados e ferimentos
  • JAMAIS coloque objetos na boca dessa pessoa.


  •  NUNCA TENTE puxar sua língua para fora.
  • Leve a pessoa a um médico assim que a crise passar.


DIAGNÓSTICO

Para que o diagnóstico fique mais fácil, anote tudo o que ocorreu durante a crise convulsiva.

  • Anote o que a pessoa estava fazendo, como ela reagia durante esse fazer, como a crise começou e se houve ou não algum motivo específico (briga, discussão, nervosismo, etc), quanto tempo a crise durou (do início ao fim e em minutos), o que aconteceu durante a crise (entortamentos e de que lado) e que providências foram tomadas.


TRATAMENTO

Dependendo do motivo das crises convulsivas podem ser repetitivas ou não. Nos casos mais simples, existem tratamentos medicamentosos para cada tipo de convulsão. Esses medicamentos evitam novas crises. Tendem a diminuir a frequência com o aumento da idade.

Podem diminuir e até mesmo desaparecer quando provocadas por álcool e drogas, efeito de certos medicamentos e nos distúrbios metabólicos com a correção dessas causas.


Em casos mais graves, os medicamentos ajudam no controle das crises e o tratamento é bem mais longo. E só o médico poderá afirmar se haverá cura ou não.