sexta-feira, 5 de abril de 2013

CARIMBAGEM COM OBJETOS PLÁSTICOS

OLÁ, PESSOAL!

Trouxe para vocês novas carimbagens. Para fazê-las reúna objetos de plásticos como tampas de shampoo, brinquedos, forminhas para brincar na praia, moldes para cortar massa de modelagem, panelinhas, copos plásticos, ou seja, tudo o que puder dispor. E serve tudo de qualquer formato e tamanho. E não esqueça do guache.

 Depois, é só colocar a criatividade para funcionar e saia carimbando e inventando mil formas.

 

Agora vejam esta sequência que transforma uma simples carimbagem em "obra de arte":

 


Esta é uma sugestão que pode ser usada com crianças com e sem deficiência intelectual.

Espero que gostem da sugestão.

terça-feira, 2 de abril de 2013

DESLOCAMENTO DA RETINA


PROBLEMAS DE PERCEPÇÃO VISUAL

Relembrando, a retina localiza-se no fundo do olho, é composta por células sensíveis á luz e tem como fonte nutritiva, o humor vítreo, um líquido gelatinoso e transparente que ocupa todo o interior do globo ocular.

A função da retina é a de transformar a energia luminosa do ambiente em energia elétrica. Energia que será levada ao cérebro através do nervo óptico. Dentro do cérebro a imagem é refeita, interpretada, analisada e, como resposta, distinguirmos o objeto visto. Qualquer problema que ocorra na recepção do estímulo luminoso impede que o cérebro dê respostas adequadas.

Uma série de enfermidades pode atingir a retina, seja no seu interior ou na sua periferia.  Uma dessas enfermidades é a que a separa da parede do globo ocular onde se instala. Daí o nome de “deslocamento”.

Por causa desse afastamento, a retina deixa de receber os nutrientes necessários para sua conservação. Sem nutrição, as células entram num processo degenerativo. Ao se deslocar, a retina pode rasgar em um ou mais pontos permitindo que o humor vítreo invada esse(s) rasgo(s). Este é um problema sério e indolor que deixa cego um em cada dez brasileiros, diz o especialista em retina do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Paulo Augusto de Arruda Mello Junior.

Existem três maneiras para isto acontecer:

O primeiro é um tipo bastante comum. Se a retina tiver um rasgo, o humor vítreo entre nele e fica parado. O acúmulo provoca o deslocamento. É o chamado “Deslocamento Regmatogênico”. Os sintomas mais simples são as sensações de que as luzes estão piscando e de flutuar no espaço. Porém, se houver rasgo(s), os enfermos passam a ver brilhos ou sombras constantes em vários pontos da visão. Isto sugere uma perda progressiva da visão e pode culminar com a cegueira.

 

A segunda maneira é provocada por processos inflamatórios ou tumores, fazendo que o deslocamento aconteça. É o chamado “Deslocamento Exsudativo”. A causa é, geralmente, um trauma provocado por batidas fortes, socos ou murros no olho, face ou cabeça, tombos de cabeça, acidentes automobilísticos, etc. Pode acontecer em qualquer idade.

A terceira maneira é mais rara, e acontece quando o tecido fibrovascular existente dentro da cavidade ocular força e puxa a retina fazendo com que ela se afaste do globo ocular. Isto pode ser causado por doenças como o diabetes, tromboses, doenças vasculares, doenças inflamatórias ou por outras retinopatias.

Estão mais comumente sujeitos a esta enfermidade, pessoas com mais de 40 anos, com histórico familiar  e após cirurgias de glaucoma ou catarata. Pode atingir também crianças que sofrem de glaucoma ou catarata congênitos, miopia com mais de 4 graus, por traumatismos, infecções oculares e tumores.

TRATAMENTO

O tratamento corretivo é sempre cirúrgico. Mas pode ter um acompanhamento de procedimentos combinados e sequenciais, dependendo do problema e do dano causado.


 PREVINA-SE
Consulte o oftalmologista, ao menos, 1 vez por ano.


Fontes de pesquisa:
http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com.br/2010/03/descolamento-de-retina.html

DIA MUNDIAL DO AUTISMO


domingo, 31 de março de 2013

"DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS PORQUE DELAS SERÁ O REINO DOS CÉUS"
(Jesus Cristo)


Feliz Páscoa a todos vocês.