domingo, 17 de fevereiro de 2013

OPERANDO SUBTRAÇÕES

Este é um processo que está em andamento.  Adicionar é fácil. Já a subtração é um tipo de operação que precisa ser bem compreendido pelos deficientes intelectuais senão eles fazem confusão.

Primeiro, brinca-se de tirar. Usando brinquedos ou figuras coloca-se uma quantidade, pede-se para tirar algumas e verificar quantas ficaram. Até aí, tudo bem. Pode-se ainda começar a trabalhar a ideia de "falta".

Mas, quando chega no caderno, a coisa complica. Eles não entendem os por quês. Então, é preciso que se fixe muito bem para que tenham autonomia num curto espaço de tempo. Procede-se da seguinte maneira:

Escreve-se no caderno as contas que se quer trabalhar, iniciando-se sempre pelas unidades. Aponta-se  o minuendo e pede-se que ela monte com brinquedos, figuras, lápis, material dourado ou outro recurso qualquer esse número. Espera-se que a criança o faça e conte para verificar se é a mesma quantidade.



 Em seguida, aponta-se para o sinal (menos) e diga que aquele sinal manda que ela tire. 

Logo em seguida aponte para o subtraendo e diga que é essa a quantidade que deve ser tirada. Espera-se que a criança conte e retire colocando em local mais distante da mesa. 

Feito isso, peça que conte a quantidade que restou, fixando as palavras: " ficou" e, um pouco mais tarde, a palavra "sobrou".  A quantidade é marcada no caderno. Sempre apontando nas primeiras vezes.

Com a repetição desses procedimentos em pouco tempo a criança já sabe o que deve fazer e consegue trabalhar com materiais concretos.


Espero que tenham gostado da sugestão.