segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

GLAUCOMA CONGÊNITO


DIFICULDADES PERCEPTIVAS COMPLEXAS


O glaucoma é uma doença que atinge pessoas com mais de 40 anos, sendo que, os índices maiores estão relacionados aos idosos. Mas, o que é o glaucoma? Vamos entender que doença é essa.

Dentro do olho existe um líquido claro e transparente chamado humor aquoso. Este líquido não é a lágrima. O humor aquoso tem por função a nutrição das estruturas internas dos olhos. Por isso, ele está constantemente sendo produzido e circulando por essas estruturas.

Quando há muita produção desse líquido, o próprio olho se encarrega de fazer uma drenagem, ou seja, esvaziar um pouco para que fique na quantidade ideal. Porém, esses canais podem vir a entupir por um motivo qualquer. Então, quando há um entupimento, o olho não consegue fazer a drenagem. O líquido vai se acumulado e fazendo com que a pressão interna do olho aumente. Esta pressão nada tem a ver com a pressão arterial.

O aumento da pressão ocular causa danos nas fibras nervosas. Esses danos estão relacionados à morte de células nervosas ali existentes. Por serem neurônios eles não podem ser substituídos. Assim, quanto mais vezes ocorrer essa alta na pressão interna do olho mais células nervosas morrem e mais fibras são danificadas. O resultado final é a perda progressiva da visão, até a cegueira completa num olho só, ou nos dois.

O glaucoma pode ser crônico ou agudo. O glaucoma crônico é indolor, mas afeta o nervo ótico e acarreta a perda de visão progressivamente. Precisa ser tratado logo que a pessoa esta percebendo os objetos embaçados. Já o agudo apresenta dor intensa no olho afetado (ou nos dois) e a perda da visão é imediata. O único tratamento é o cirúrgico.


PERDA DE VISÃO PROGRESSIVA



E O QUE ISTO TEM A VER COM AS CRIANÇAS?

Muitas crianças podem nascer com esta doença. É o chamado “GLAUCOMA CONGÊNITO”, um glaucoma do tipo crônico. Ele é causado por um erro genético que tem como consequência a produção de um defeito nos canais de escoamento do humor aquoso. Um defeito que pode apresentar:

- falta de perfuração nos terminais dos canais;
- um estrangulamento num ou em vários desses canais;
- incompletos (faltam pedaços); ou
- os canais podem estar totalmente fechados, o que significa que não há a passagem para o tal líquido escoar.

VISÃO EMBAÇADA OU TURVA

Cada um dos defeitos produz uma percepção visual diferenciada.  Uma delas é a visão turva ou embaçada. Tudo o que a vê não tem uma forma definida ou está misturada ou distorcida porque os contornos não são nítidos e as cores são bem enfraquecidas. As pessoas e crianças que enxergam desta maneira encontram dificuldades para perceber e controlar distâncias, e percebem mau as saliências ou reentrâncias do relevo.

VISÃO TUBULAR


Outra consequência do glaucoma congênito é a VISÃO TUBULAR. A pessoa vê os objetos como se estivesse olhando através de um tubo. O centro da imagem é visível, claro, nítido e apresenta um formato circular. O restante da imagem não é percebido. assemelhando-se a um borrão escuro.  Este é um problema visual que, além de raro é pouco divulgado. Os principais sintomas são: lacrimejamento intenso e contínuo e  muita sensibilidade à luz. Em casos muito graves, o olho é grande e a córnea fica opaca. O único tratamento existente é o cirúrgico.

OBS: a visão tubular pode ter, ainda, outras causas.

fonte:
apontamentos de aula.