terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BLOCOS LÓGICOS

RECURSO DIDÁTICO

Em 1890, o matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, cria um material simples, mas de grande importância para o ensino da matemática, e que foi denominado de “BLOCOS LÓGICOS”. O objetivo principal era o de desenvolver o raciocínio e o exercício da lógica.

Esse material foi muito usado entre os anos de 1890 a 1934 por Vigotsky enquanto estudava e tentava compreender a formação dos conceitos infantis.

Por volta dos anos de 1950, esse material parece no cenário escolar. 

O material é composto por várias peças (quadradas, circulares e retangulares) de madeira e em tamanho e grossura diferentes e bem coloridas. Um material simples e de baixo custo. No entanto, por volta dos anos de 1980, caiu no esquecimento.

Por ser um material simples e concreto procura estimular a análise e o julgamento (raciocínio) partido da ação, portanto é um material que parte do concreto e evolui para o abstrato, além de desenvolver a linguagem em geral e a matemática, em particular.

O material permite que a criança conheça-o, observe-o, identifique e classifique cada peça. Por meio da ação concreta, ela pode realizar operações lógicas, fazer relações e correspondências, formando dessa maneira seus conhecimentos (físicos e lógicos) matemáticos (permitindo que, mais tarde, use os conhecimentos adquiridos sem a presença do material (raciocínio abstrato).

COMO TRABALHAR COM OS BLOCOS LÓGICOS?

O trabalho com os blocos lógicos consiste em se propor pequenos desafios para as crianças. Por exemplo: separar por cor, pela forma, os grandes ou os pequenos, os grossos ou os finos.

À medida que vai conseguindo, pode-se aumentar um pouco o desafio, como por exemplo, que ela separe os grossos vermelhos ou os triângulos finos azuis e assim por diante. Ao manuseando o material, pode ainda nomear as cores, a forma, a grossura e o tamanho.

Em atividades matemáticas, podem verificar ainda quantos são do mesmo tamanho, a forma (cor ou grossura) e quantidade de lados de uma peça, assim como pode verificar quantos quadrados pequenos cabem dentro de um quadrado grande ou quantos quadrados podem formar um retângulo etc.


Em uma atividade escrita, podem copiar o contorno, colorir seu interior e nomear a figura ou os lados de cada forma. Em atividade de leitura, podem colocar plaquinhas com o nome, cor, tamanho e espessura sobre cada forma.

Numa atividade artística, podem criar figuras com as peças. E utilizar essas figuras na formação de frases ou em produções de texto.

Hoje em dia, esse recurso didático é encontrado em materiais alternativos como o plástico ou em EVA e encontrado no comércio a baixíssimo custo. Ou, ainda podem ser confeccionados com papelão de gramaturas diferentes que se tem em casa (ou na escola) e cujo custo é zero.


Este recurso pode ser usado com todos os alunos, mas principalmente, deve ser usado com alunos com deficiência intelectual.

OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES:




Imagens Google

Um comentário:

  1. Excelente matéria. Na verdade, como você pontua não é novo, mas na maioria das escolas brasileiras eles ficam esquecidos numa prateleira qualquer, ou seja, não são utilizados como recurso enriquecedor para a aprendizagem significativa do aluno. Vale a pena lembrar que eles existem e são de grande valia para otimização da aprendizagem do aluno. Abraços!

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