quinta-feira, 4 de julho de 2013

INTUINDO O CONCEITO DE METADE

O conceito de metade é difícil para qualquer criança. Mais complicado ainda, para os deficientes intelectuais. Metade de algo, embora possa ser visto no concreto, requer mecanismos mentais de compreensão e entendimento de uma abstração que envolve outros conceitos.

O primeiro deles é o "conceito de semelhança". Nas metades, uma parte tem que ser semelhante à outra. E a criança deficiente intelectual tem, em primeiro lugar, que vivenciar essa semelhança. De que forma? 

BRINCANDO DE CONSTRUIR 

Por isso, geralmente, começo brincando. E brincando de construir casinhas, com lego ou um brinquedo infantil chamado "Engenheiro". E elas ficam fascinadas! 

Espalho as peças sobre a mesa e inicio uma construção e enquanto isso, ela observa. Paro na metade e peço que ela faça a outra parte igualzinha a que eu fiz.  Ao copiar o que fiz, elas percebem os detalhes e intuem as semelhanças.Trabalho assim várias vezes. 

 

JOGANDO

Preparo alguns desenhos bem coloridos e os corto na metade. Uma das metades colo em uma folha ou no caderno. A outra metade misturo bem. O jogo consiste em encontrar a outra metade e completar a figura com uma colagem. Trabalho assim outras tantas vezes.


 

Transformar um conteúdo em um jogo é divertido para a criança e faz com que ela aprenda mais rápido. E isto  vale tanto para as crianças deficientes quanto para as que não possuem deficiência.

Paro somente quando ao ser perguntar: "Quantas metades tem uma figura?" e a criança responder que são duas. Esse é o sinal para avançar o conteúdo: metade de quantidades. Mas, isto fica para uma próxima postagem.

                                                                                 Até lá!   

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