quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É PROSOPAGNOSIA?

DIFICULDADES PERCEPTIVAS VISUAIS



Você reconhece facilmente uma pessoa que não vê há muitos anos? Com certeza, você leva algum tempo para reconhecê-la porque as pessoas mudam com o tempo: crescem, envelhecem, engordam ou emagrecem, pintam os cabelos etc.

Reconhecer o rosto de uma pessoa é uma atividade cerebral muito importante, pois, todo ser humano é um ser de relações sociais. Do reconhecimento do rosto das pessoas dependem as relações de amizade, de trabalho e de estudo.

Para que o rosto de uma pessoa seja identificado, o cérebro precisa acionar várias áreas cerebrais e com diferentes funções. Por exemplo: Quando vemos uma pessoa, pela primeira vez, percebemos visualmente seus traços mais importantes (formato do rosto, nariz, olhos e boca). Formamos, então, uma imagem que fica guardada na memória. Passamos algum tempo sem vê-la e quando a reencontramos, nosso cérebro procura encontrar a imagem dessa pessoa, dentre as inúmeras imagens de rostos arquivados. Como a imagem guardada é muito antiga, não combina com a imagem vista no momento. Então, o cérebro busca uma imagem que seja o mais semelhante possível. Compara essa imagem com a imagem real. Sem muita certeza, ainda, o cérebro busca informações em meio às lembranças associadas a essa imagem. Elas também podem ser expressas verbalmente durante a conversação. Quando os dados combinam, você se lembra de outros detalhes e reconhece a pessoa. Estes esquecimentos são normais, principalmente, se você lida diariamente com muitas pessoas.

Imagine, agora, uma pessoa que não consegue perceber o rosto das pessoas. Não vê o rosto das pessoas ou os enxerga com uma forma muito embaçada e deformada.  Assim é a prosopagnosia: uma incapacidade ou uma dificuldade constante na percepção visual dos rostos das pessoas e que envolve e atrapalha todo o funcionamento cerebral.

A prosopagnosia é uma inabilidade congênita causada por um distúrbio hereditário provocado por uma mutação genética. Mas, não tem um causa única ou um lugar especifico para ocorrer. Pode estar na entrada da informação, no processamento ou na resposta dela.

No início da vida, os bebês apresentam uma dificuldade no reconhecimento de rostos devido á imaturidade visual e depois melhora. Entre o 8º e o 12º mês de vida, as crianças normalmente apresentam uma recusa diante de pessoas estranhas ao seu convívio. No entanto, se esta atitude permanecer após esse período, os pais devem procurar um especialista para verificar o que está acontecendo e evitar problemas emocionais e psicológicos.

As crianças prosopagnas sofrem de desorganizações momentâneas que as fazem reagir com irritação e medo, se as pessoas de seu convívio cortam os cabelos ou enrolam toalha na cabeça após o banho. Normalmente, ficam isoladas. Podem brincar com outras crianças, mas ficam confusas por não as reconhecerem mais tarde.

No Ensino Fundamental, as crianças prosopagnas mostram-se desatentas, distantes, olham tudo ao redor e se sentem pouco à vontade com a professora e colegas principalmente no início do ano letivo. Podem apresentar dificuldades de aprendizagem ou não. 

Quando diagnosticadas, entre os 10 e 14 anos, já compreendem o problema e desenvolvem estratégias de reconhecimento, fazendo com que os comportamentos não sejam tão estranhos. Os adultos também passam por situações constrangedoras e inusitadas.

fonte:
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_mundo_das_pessoas_sem_rosto.html
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/