sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA


Tempo de reflexão, de fé, de amor e de solidariedade.

Ha história contada há 2012 anos, um homem doou a própria vida para salvar toda a humanidade. Depois, ressuscitou e subiu aos céus. Depois disso, muitos ainda acreditam que tudo não passou de uma lenda. Mas, quem de nós não fica tocado com tal história?

Quem de nós, na primeira dificuldade, não grita seu Nome? Quem não pede a Ele por ajuda e implora para que tudo tenha uma solução rápida?

E o que damos a Ele em troca de tal sacrfício? Guerras, conflitos, violência, drogas, desamor, incompreensão,  inversão de valores. Que fazemos do amor ao próximo que Ele nos ensinou? Trocamos pelo amor a nós mesmos? Será nos achamos tão perfeitos, tão completos que só encontramos defeitos nos outros? E por isso mesmo, nos tornamos egoístas, egocêntricos, mimados e orgulhosos. Mas, orgulhosos de que? Da soberba?, Da maldade? Da intolerância? Da empáfia? Da autodestruição pelas drogas e outros vícios?

Que esta Páscoa traga a todos muita paz, compreensão da vida na fé, do outro e de si mesmo. Que as bênçãos de Deus caia sobre todos iluminando o caminho para uma vida mais feliz.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

REVENDO OS CONCEITOS BÁSICOS

ALFABETIZAÇÃO DOS DEFICIENTES INTELECTUAIS


Nem sempre um deficiente chega a idade escolar dominando todos os conceitos básicos. Por isso, antes de se pensar em ensinar as letras e os números é preciso verificar se possuem esses conceitos, se os dominam e corrigir as falhas, se não os  tiverem dominado.

Conceitos como: igual e diferente, maior e menor (ou grande e pequeno), grosso e fino, áspero e liso, comprido e curto são essenciais tanto para a alfabetização como para a vida. Muitas vezes, elas dominam um, mas não dominam o outro. Portanto, é preciso verificá-los.

Para esse trabalho, utilize figuras das mais variadas. O colorido prende a atenção e a criança passa maior tempo concentrada no trabalho. Por serem rápidos, é preciso ter um bom estoque de atividades.

TRABALHANDO O IGUAL

A primeira sugestão foi fazer os pareamentos com caixas de fósforos ou as tampinhas coloridas. Mas, as professoras da Educação Infantil possuem uma boa quantidade de gravuras para colorir e modelos de atividades que podem ser utilizados. Vejam algumas sugestões:

Neste, a criança deve ligar  as figuras iguais. Colorido numa unica tonalidade  serve para trabalhar também a cor zaul. mesmo que não se fale nela, A criança observa e intui o conceito.

Neste outro, pode-se trabalhar o conceito de igual, mas também o sensorial, quando as peças que formam os quadrados são de texturas diferentes. Neste exercício, ela intui as cores e a forma. Uma variação deste exercício é o uso dos quadrados sem o suporte. Misture tudo e peça que separe os iguais, ou ainda, que empilhe os da mesma cor (coordenação motora).


Este exercício trabalha a cor e a correspondência. Ele é composto de uma prancha pontilhada regularmente. Os elementos são círculos de  color set ou EVA e tampinhas de refrigerante e na quantidade dos pontinhos. Trabalha-se primeiro o tom escuro, depois o claro. Quando  colocarem cada elemento sobre o ponto, mistura-se os elementos. Deixe que coloque onde quiser, formando uma composição criativa. 

Depois, trabalhe a colocação alternada, como a da foto. Os tons claro e escuro fazem o destaque e a criança intui que o azul pode ter tonalidades diferentes. Repita com o vermelho e o amarelo, modificando o formato do suporte e dos elementos para triangulo ou círculo. Alterne formas, suportes e cores. Ex: suporte circular, forma triangular e elementos vermelhos. Assim, com um único material você terá uma série de exercícios diferentes.

LEMBRE-SE: Como os deficientes intelectuais possuem um funcionamento cerebral mais lento, demoram um pouco a aprender e a dominar os conceitos. Por isso, necessitam que cada conceito seja repetido várias vezes. mas, não precisa ser sempre o mesmo. Alterne jogos práticos e sensoriais com os de papel (se conseguem segurar o lápis.

Se, depois de dois ou três exercícios e você notar que ela domina o conceito, passe para o seguinte. Se há domínio, não há necessidade de se perca tempo. Passe para o conceito seguinte. 

Você ainda pode criar outros jogos e exercícios com palitos de churrasco,  de sorvete, garfinhos ou colheres de plástico coloridos. Encape os palitos de churrasco com durex colorido ou pinte com guache os palitos de sorvete nas cores primárias. As crianças podem separá-los por cor (igual), 

NÃO ESQUEÇA: Seja qual for o resultado dos exercícios, elogie o esforço, a dedicação mostrada pela criança. Elogie com mais veemencia quando acertar. Este gesto melhora a auto-estima e a autoconfiança da criança deficiente.

domingo, 1 de abril de 2012

ACIDÚRIA GLUTÁRICA TIPO 1


ERROS INATOS DO METABOLISMO (cont).


A acidúria glutárica tipo 1(AGI) foi descrita pela primeira vez em 1975. Trata-se de um distúrbio do metabolismo da lisina, hidroxilisina e triptofano causado pela deficiência da glutaril-CoA

Caracteriza-se pelo aparecimento repentino na infância, com distúrbios nos movimentos de origem extrapiramidais devido a uma ação neurológica degenetativa e crises convulsivas. Esses sintomas estão, geralmente, associados a macrocrania. Exames clínicos mostram uma elevação dos ácidos glutárico e glutacônico  na excreção urinária, alterações sugestivas do cranio em  tomografia computatorizada ou na ressonância nuclear magnética. Essas alterações decorrem por atrofia fronto-temporal bilateral e/ou lesões nos gânglios da base. Geralmente, os sintomas iniciais surgem ainda no primeiro ano de vida e evoluem rapidamente e variam de uma pessoa para outra. Pode estar presente em várias pessoas da mesma família, senso que uns podem ser sintomáticos e outros assintomáticos..

Em algumas crianças com macrocrania e crises convulsivas, os sintomas não aparecem de imediato. Em outros, porém, podem apresentar um atraso do desenvolvimento sem episódios agudos de descompensação.

Em pacientes que apresentam crescimento e desenvolvimento normais até que os primeiros sintomas apareçam, a deterioração é rápida, progressiva e aguda fazendo lembrar uma encefalite. Em poucos dias evoluem para quadros mais graves e com seqüelas de dupla hemiplegia extrapiramidal (paralisia num dos lados do corpo) que os deixa acamados.
Outros pacientes apresentam quadros convulsivos logo após o nascimento ou nos meses seguintes e podem evoluir normalmente. Outros, podem apresentar desenvolvimento cognitivo normal, mas com tremores nas mãos, e distúrbios leves do movimentos (coreoatetóides).

OBS: (A coréia é um distúrbio do apresenta movimentos irregulares e involunt´rios e etá relacionada com contrações musculares provenientes de estado depressivos, perturbações mentais ou irritabilidade anormal).

Tudo isto porque esse erro inato do metabolismo afeta o Sistema Nervoso Central e pode apresentar variadas conseqüências que vão desde os casos assintomáticos a até a quadriplegia espástica e movimentos involuntários, ocasionando desde um atraso no desenvolvimento a deficiência intelectual, além de distrubios motores dos mais diversos.

Fonte:
Artigo  médico da equipe do Instituto da Criança do Hospital das Clínica (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo (FMUSP):