sábado, 18 de fevereiro de 2012

PINTURA COM MODELO

OLÁ PESSOAL!

ANO NOVO, VIDA NOVA! E que tal esta novidade? É simples, fácil, interessante! Pode ser usada num momento de descontração e relaxamento, como pode ser utilizado para o trabalho de alguma disciplina ou conteúdo em estudo.

para utilizar esta técnica basta que você ofereça aos alunos um modelo em cartolina ou outro papel resistente, ou forneçam a eles o papel e peçam para eles criarem um modelo qualquer.Se os alunos criarem, peça que eliminem os detalhes, pois apenas o contorno é necessário. Depois do modelo recortado é colocado sobre a folha de suporte (sulfite, color set, cartolina, ou o que você possa dispor).  Não precisa contornar. Com tinta, lápis de cor  ou giz de cera se dá um colorido na parte externa do modelo. Repetir o processo até preencher toda a folha. Pode ser colorido com uma só cor ou fazê-lo multicolorido. Fica à sua escolha.


Também fica a seu critério se eles irão ou não completar alguns poucos detalhes ou não. Dou aqui a sugestão das duas opções.
a) ressaltando o modelo, simplesmente.

b) colando ou desenhando alguns detalhes.

Esta técnica é muito versátil porque pode ser trabalhada por etapas, dando assim a oportunidade de utilizá-la em várias aulas como uma progressão de dificuldades ou  parecendo que é uma técnica nova. De qualquer maneira fica sempre muito interessante e os resultados muito bonitos.

Esta técnica desenvolve a coordenação motora e a preensão, o grafismo (caso o aluno desenhe o modelo), a noção espacial, a criatividade, a organização de trabalho a sequenciação (se for trabalhado por etapas).

                               Aproveite a dica e ponha a criatividade para funcionar.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A FENILCETONÚRIA

A fenilcetonúria, conhecida também como PKU, é uma doença genética de erro inato do metabolismo e que causa o retardo mental ou intelectual.

Esse erro causa uma mutação no gene que libera um aminoácido cuja função é a de quebrar uma proteína chamada fenilalanina hidroxilase, transformando-a em tirosina. Porem, por causa desse erro, esse aminoácido não cumpre sua função causando um aumento exagerado da fenilalanina hidroxilase no sangue..

Para se detectar essa doença é preciso fazer o “TESTE DO PEZINHO”.   No Brasil, este teste é obrigatório desde 1990, e é realizado na própria maternidade. Embora esta doença não tenha cura, é possível seu controle através de uma dieta isenta de fenilalanina, que deve ser iniciado no primeiro mês de vida e deve durar a vida toda evitando o retardo mental ou atenuando os seus efeitos. O efeito tóxico dessa proteína afeta varias partes do corpo e o Sistema Nervoso Central. causando o retardo mental.

Se, todos os bebês tivessem acesso a triagem neonatal, um diagnóstico precoce ainda durante a gestação e a iniciação da dieta alimentar adequada ainda no primeiro mês de vida, poderia-se evitar o retardo mental e diminuir sensivelmente a microcefalia e deformações físicas decorrentes desse erro metabólico.

Características:

Como o fígado materno protege o bebê dentro do útero, não existem estigmas. Durante o crescimento o bebê tem características de uma pessoa sem deficiência. À medida que cresce é que se percebe que a pessoa fenilcetonúrica apresenta comprometimentos cognitivos.

Com o aumento da fenilalanina os níveis proteicos cerebrais aumentam, a mielinização não se realiza adequadamente,  diminui a taxa de ceratonina, o líquor  como um todo, Outra anormalidade que pode ocorrer é a a pele, os cabelos e a urina ficam com um odor de “rato” devido a alta concentração de fenilacetato. Esse odor impregna o lugar onde a pessoa com fenilcetonúria esteja. A sensibilidade a hipergmentação e eczemas também fazem parte deste quadro clínico.

Fonte:

Apontamentos de aula - APAE-SP