sábado, 28 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS


Mais um ano letivo se inicia. Planejamentos, planos de curso, esperanças e objetivo. Expectativas. Pouco a pouco, a escola vai retomando à face habitual: vozerios, correrias, brincadeiras, aulas, lições. 


Não deixem que a rotina e a mesmice se instalem. 

Lembrem-se que lutamos contra  inimigos poderosos:  as midias e as facilidades atraentes que elas propõem, dispõem e seduzem enquanto que a educação escolar  exige, cobra, reprime.

Que neste ano letivo, tudo seja diferente. Que a escola seduza mais que a mídia, que as aulas sejam sempre criativas e  diferentes, que os professores mostrem como é legal  e maravilhoso aprender. Que aprendam brincando e que a escola seja um lugar que os alunos queiram estar.

Beijos a todos os professores e alunos


Feliz Retorno é o meu desejo.
Sueli Freitas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ERROS INATOS DO METABOLISMO


Dentre os 750 tipos de ocorrência das deficiências intelectuais, falamos até o momento, das síndrome que decorrem de erros genéticos. Falamos das mais comuns e conhecidas; das mais raras e menos conhecidas. Falar sobre todas seria impossível. Deixamos um pouco as síndromes para tratar de uma outra causa: a dos erros inatos do metabolismo que, da mesma forma que as Sindromes, merecem nossa atenção. porque atingem uma boa parcela das crianças com deficiência intelectual.O que vem a ser esses erros?

Nosso corpo precisa de “combustível” para ser forte, saudável, poder se desenvolver e crescer. Esse combustível são os alimentos. Uma dieta rica e saudável é  aquela em que os alimentos fornecem diariamente certa quantidade de proteínas, gorduras, açúcares e vitaminas. Depois de ingeridos, os alimentos passam por uma série de transformações químicas para que possam alimentar as bilhões de células de corpo e do cérebro. A este complexo funcionamento chamamos de “metabolismo”.

A função do metabolismo é, portanto, a de o regular a quantidade de nutrientes necessários para o organismo e a velocidade com que esses nutrientes chegam ás células. Quando se fala de metalolismo, é preciso distinguir dois grupos importantíssimos: os de “anabolismo” e os “catalizadores”. Os primeiros são responsáveis pela nutrição celular, isto é, levar a cada célula os nutrientes necessários para seu crescimento e reprodução, além de manter as estruturas dos órgãos.

Já os segundos, agem de forma concentrada ou seja,  produzem as  enzimas que “quebram as moléculas dos alimentos” tornando-as tão minúsculas que possam entrar nas células. Por isso, as substãncias catalizadoras e as substâncias de anabolismo devem trabalhar em conjunto e de forma harmônica. Dessa forma, com células bem nutridas, teremos um corpo saudável e uma mente produtiva.

Quando o metabolismo não cumpre suas funções traz problemas para o organismo. Algumas pessoas nascem com a produção excessiva ou ausente de uma dessas substâncias, o que provoca um desequilíbrio metabólico. Desse desequilíbrio resultam atrasos e retardos intelectuais que podem variar em leves, moderados e profundos ou como agravante de  alguma síndrome.

Fonte:
Anotações da aula da APAE-SP

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O DESENHO COMO CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA


Desenhar é algo inato nos seres humanos. Sua origem nos remete aos tempos pré-históricos. Esses nossos antecedentes também rabiscaram, agregaram formas e passaram a representar o que viam e, mais tarde, o que sentiam. A cada mínima conquista o cérebro humano se modificava. Agregadas umas às outras eram transmitidas de geração em geração. Desta forma, passaram-se milênios para transformar cérebro humano no que ele é hoje. E com isto, o homem se transformou num ser inteligente.

A criança no início do seu grafismo revive de modo rápido toda a trajetória daquele tempo. Num tempo recorde de 3 meses (mais ou menos) podemos notar diferenças no desenho infantil e, assim, determinar o grau de desenvolvimento de sua inteligência.

Muitos pais e professores consideram o desenho infantil como uma atividade sem importância. Coisa de segunda classe, como perda de tempo e sem qualquer importância, ou ainda, atividade para horas vagas e ociosas. Mas, esquecem que, mesmo antes da criança aprender a falar, a criança aprende a rabiscar. Que antes de ler e escrever,desenham, nomeiam as figuras e contam histórias.

Nossos antecessores primitivos utilizaram os desenhos como forma de comunicação. Deixavam registradas suas aventuras nas caçadas, as batalhas que travavam, a vida difícil da época e suas conquistas, valores e crenças. As crianças, ao desenhar, fazem o mesmo. 

Comunicar é expressar pensamentos e sentimentos. E como poderão interpretar uma leitura ou escrever um texto se não sabem se expressar através do desenho?

O desenho é um preparador para que a criança possa ler e escrever. E sem passar por todas as fases gráficas que o desenho oferece jamais ela conseguirá aprender a ler ou escrever porque não se desenvolve da forma necessária por que, impedidas ou desvalorizada em sua forma de expressar criam-se os bloqueios e, com eles, as dificuldades escolares.

- "O desenho infantil é feio!", -"Eles fazem tudo torto!", - "Nada se parece com o real" - são comentários que ouço continuamente de pais e professores.  E, então, para entregar um mimo aos pais, os professores passam horas do seu tempo livre, fazendo  desenhos, pinturas, recortes no lugar da criança. Os pais, na mesma situação para  presentear alguém, preferem comprar um pronto em qualquer loja. E com este pequeno gesto, impedem que a criança se desenvolva. 

O desenho, assim como qualquer outra forma artística, requer experimentação, oportunidade e frequência da atividade. Como acham que Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso começaram o seu virtuosismo? Acham que já nasceram pintando da forma que fizeram na maturidade?

fontes

Apontamentos de aula

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