sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DOMÍNIOS



Quantas vezes nas reuniões pedagógicas você, professor(a), não disse que certo aluno não dominou este ou aquele conteúdo? E vocês pais,  na reunião de pais e mestres quantas vezes  ouviram isso?  Por domínio, os professores dizem e os pais entendem, como “não aprendizagem”, Mas, essa significação está equivocada.

Então, o que são domínios?

Sabemos que o cérebro é um órgão complexo, com funções muito mais sofisticadas e com uma rede interrelacionada umas com as outras para que possa comandar todo o nosso corpo.

Sabemos também que os hemisférios cerebrais atuam em conjunto, recebendo e enviando informações, mas cada qual tem sua tarefa própria: o hemisferio esquerdo lida com as questões mais racionais, enquanto o hemisfério direito, as questões mais emocionais. E ambos interagem para que possamos construir o conhecimento, Esse conhecimento provoca mudanças em nosso comportamento. E, através das aprendizagens, mostramos essas mudanças.

São mudanças pequenas, quase imperceptíveis aos nossos olhos, e que ocorrem a nível cerebral. Os domínios são fontes primárias do comportamento, responsáveis pelas aprendizagens e mudanças.

Todo ser humano é dotado de três domínios: o cognitivo, o psicomotor e o afetivo.

O domínio cognitivo envolve a utilização das capacidades mentais, da memória, da linguagem, das noções e conceitos, das expressões e das funções operatórias.

O domínio psicomotor envolve a capacidade de adquirir técnicas, habilidades e destrezas,   ou seja, saber como fazer, realizar com rapidez e eficiência.

O domínio afetivo envolve a aquisição das atitudes e dos hábitos de conduta social, dos valores, dos interesses pessoais e coletivos, das idéias e opiniões.

Esses domínios são utilizados para tudo em nossa vida. Desde as aprendizagens mais simples até as mais complexas, como as escolares. Portanto, dizer que uma criança não "dominou" um certo conteúdo não é correto. Melhor seria dizer que a criança não "assimilou" ou "não aprendeu ainda".

fontes:
Apontamentos de aula de Neuropsicologia e de Prática Psicopedagógica.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COLAGEM COM GRÃOS


OLÁ PESSOAL!

Hoje eu trouxe para vocês um outro tipo de colagem: a de grãos. Qualquer grão serve (arroz, feijão, milho, ervilha seca, lentilha etc) e ficam muito bonitos.

Sozinhos ou em conjunto com bricolagem ficam sempre um charme. Mas, esta técnica requer um cuidado especial: depois de seca a cola que prende o grão, é preciso dar uma demão de cola branca pura para evitar que criem bichinhos e destruam os trabalhos.

Esta borboleta foi coberta com arroz. Durante  a demão 
de cola pura, foi polvilhado gliter verde. dando essa aparência
 meio escura aos grãos de arroz.

Esta outra, foi coberta com feijão.

Este trabalho foi utilizado uma tecnica mista de bricolagem (apara de lápis) e grãos de arroz para formar o trigo. Os graos  receberam a numa demão de guache amarelo e, depois de seco, a demão de cola branca.

Todos estes trabalhos servem como mote para uma porção de trabalhos orais e escritos e em várias disciplinas (basta utilizar a interdisciplinariedade). Ajuda na coordenação motora fina e desenvolve a criatividade.

MÃOS Á OBRA E... 

DEIXE A CRIATIVIDADE FUNCIONAR!