domingo, 5 de junho de 2011

PINTURA ESCORRIDA

Esta atividade é muito legal. Fácil e divertida, além de trabalhar a coordenação motora, o controle manual, o equilíbrio e uma porção de outras coisas.Desenvolve a criatividade da criança e ajuda nos bloqueios sobre a pintura.


Para desenvolver esta técnica de pintura, você vai precisar de tinta guache e canudinhos de refrigerante  e copos plásticos (um para cada cor).

Como fazer:

  • dissolver as guaches em um pouco de água (formando uma aguada) e as coloque em copos plásticos..
  • distribua um canudinho de refrigerante para cada tinta. E pronto.
Pegue a tinta com o canudinho (tipo pipeta) e coloque sobre a folha. A criança segura a folha com as mãos e faz a tinta correr por ela, na direção que quiser, aaté que a tinta acabe. Pega outra cor e faz a mesma coisa e assim por diante, até que ela diga que acabou o trabalho. A regra é evitar que a gota de tinta caia para fora do papel.
O resultado  é sempre surpreendente para a criança. 

BOA ATIVIDADE!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AS CONSEQUÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA PEDAGÓGICA

RESPOSTA AO LEITOR
Como já expliquei a vocês, quase sempre surgem pesquisas de leitores no Google. São as mais variadas possíveis. O Google as remete a um site cujos marcadores apresentam as palavras da pesquisa. Nem sempre, porém, é o que as pessoas precisam. Neste caso, e se for sobre educação, basta enviar um e-mail para o endereço de contato que terei imenso prazer em ajudar com uma resposta, pois esta é a finalidade deste blog. É o caso de uma pesquisa que surgiu hoje e que é de grande importância. Por isto, em vez de responder na seção "PERGUNTAS E DÚVIDAS DOS LEITORES", vou responder em forma de postagem.

 A pergunta é a seguinte: Quais as consequências da deficiência pedagógica?


Em primeiro lugar, é preciso entender o termo "deficiência pedagógica" expresso na pergunta. Entende-se por deficiência pedagógica, a falta de ações didáticas (ou pedagógicas) seja para as crianças normais ou, seja de inclusão. Isto é,: o que a escola (instituição) está deixando de fazer. Na Psicopedagogia, isto é considerado como "fatores educacionais" que alimentam o fracasso escolar.

Entendido esse significado, podemos afirmar que as consequências são graves, pois a escola está deixando de cumprir sua função primordial, que é a de promover a educação a todos que a procuram. E a ineficiência pedagógica pode ser caracterizada se ocorrer com todos os alunos, a um grupo de alunos ou a um aluno em especial (principalmente, se for de inclusão), pois é um descumprimento da Constituição Brasileira, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), do Estatuto da Criança e do Adolescente e, se o aluno (ou alunos) for de inclusão,  também da LDB da Educação Especial. A ineficiência pedagógica está ligada ao professor (que lida diretamente com o aluno) e a escola (como instituição responsável por ambos). 


Pode ser caracterizado como "deficiência pedagógica":
com relação ao professor
- privilegiar um grupo em detrimento da maioria e vice-versa.
- isolar, perseguir ou maltratar um ou um grupo de alunos (mesmo que de forma velada)
- ignorar os progressos de um ou de um grupo de alunos
- ignorar as dificuldades ou deficiências dos alunos, exigindo que produzam da mesma forma que os demais
- não fazer nada para que o ou os alunos progridam (mesmo que seja o mínimo possível)
- ministrar conteúdos que estejam acima da capacidade de compreensão dos alunos
- agir com preconceito


com relação a escola 
- fazer programas e planejamentos equivocados
- classificar, distribuir e manter alunos em classes que estão aquém ou além de suas capacidades
- a utilização inadequada dos  métodos de ensino
- desconsiderar as múltiplas inteligências  
- não levar em consideração as relações professor-aluno, privilegiando apenas um dos lados
-- desconsiderar as difierenças sócio-culturais da comunidade
- desconsiderar a história de vida do sujeito etc



Mas, os fatores educacionais ainda vão além da escola. Atingem as familias que, na maioria das vezes,  auxiliam nos problemas e dificuldades dos alunos, quando por ignorância ou não, impedem o desenvolvimento da criança, não oferecem estímulos adequados, superprotegem ou fazem da criança o "bode expiatório" de suas faltas e omissões.


Atinge a sociedade como um todo quando promove a exclusão das classes sócio-econômicas mais desfavorecidas, impedindo o acesso a uma vida melhor e mais digna.


Atinge também os governantes, pois são eles que fazem as leis. Um exemplo que tem causado confusão, diz respeito a idade mínima para a escolaridade. Antes aos 7 anos e agora aos 6, devido ao Ensino Fundamental de 9 anos. Essa idade mímima leva em consideração apenas a idade cronológica e desconsidera a idade mental (como é o caso de crianças com deficiência intelectual). Razão pela qual, muitas  são mantidas em turmas aquém ou além de sua capacidade, por cumprimento da própria legislação.


As consequências são:
para o indivíduo - traumas, bloqueiros, exclusão, marginalidade, subemprego. O que reflete e gera prejuízos para a sociedade e para o mercado de trabalho.


Espero ter ajudado. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SÍNDROME DE BOURNEVILLE-PRINGLE

.A Síndrome de Bourneville-Pringle é também conhecida como “Epilóia” ou “Esclerose Tuberosa”. Foi observada por uma neurologista francesa e estudada por um dermatologista inglês. É uma anomalia neurológica congênita  combinada com defeitos da pele, retina e outros órgãos. Essa anomalia causa crises convulsivas, retardo mental e adenomas sebáceos
Um adenoma é uma “espécie de verruga” que cresce de forma  irregular. Podem aparecer em qualquer órgão: na pele, no útero, na hipófise, na tireóide, etc. São de origem glandular. Os adenomas sebáceos possuem dentro dessas verrugas uma espécie de gordura endurecida ou “sebo”,  e produzem hormônios de forma desregulada. Geralmente são benignos, mas podem tornar-se malignos com o passar do tempo, quando passam a ser chamados de “adenocarcinomas”. Mesmo sendo benignos podem causar complicações devido ao seu crescimento exagerado.
adenoma na face

No caso da Síndrome de Bourneville-Pringle, os ademonas são lesões cutâneas e não aparecem isolados, mas em grupos, como “verrugas” próximas umas das outras. Como seu crescimento é irregular,numa coloração rosada ou amarelo-rosado, são altos e de tamanhos que variam de um milímetro a um centímetro. Quando aparecem na região dos olhos, testa e bochechas possuem um aspecto de “borboleta”. Essas verrugas podem aparecer em outras partes do corpo como costas, braços, pernas, barriga; A pele das costas pode ser grossa, áspera e amarelada (como a pele do tubarão ou do porco).
As convulsões são generalizadas ou focais. As convulsões são fenômenos eletro-fisiológicos anormais e temporários que acontecem dentro do cérebro. Nesse fenômeno, os neurônios ficam sobrecarregados de eletricidade biológica. Essa sobrecarga provoca uma “espécie de curto-circuito” e desregula e altera o tônus muscular, provoca movimentos desordenados e tremores, altera o estado mental  e produz outros sintomas psíquicos. Uma crise convulsiva é considerada generalizada quando há movimentos de pernas e braços, desvio dos olhos, liberação dos esfincteres  e perda da consciência. É considerado focal quando promove contrações em apenas um dos membros ou um lado do corpo, sem prejuízo da consciência. Se chegar a perder a consciência, denomina-se “focal complexa”.


A deficiência intelectual, que pode ser estacionária ou progressiva, coexiste com outros sintomas, como por exemplo, tumores retimianos, atrofia óptica, cataratas, sindactilia, espinha bífida e outras malformações..


Nos casos mais graves, há a necessidade de internação em instituições. No entanto, não se pode generalizar que todos os portadores desta síndrome são incapacitados. Eles são capazes de aprender e trabalhar. Como toda doença, podem existir portadores em que a doença não se manifesta.



Agradecimentos:
ao Dr Paulo Cesar Madi, por seu texto.
Á Wikipédia por me ajudar a encontrar as palavras certas para explicar esta síndrome rara.
â Associação dos Portadores de Esclerose Tuberosa http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC820196-2337,00.html,, por ampliar meus conhecimentos.