sexta-feira, 1 de julho de 2011

OS PROCESSOS MENTAIS E AS APRENDIZAGENS



Para aprendermos qualquer coisa é necessário que o cérebro esteja em perfeito funcionamento.

Além de funcionar perfeitamente, um cérebro íntegro também inclui as funções de receber as informações do ambiente (funções telereceptoras) e as do interior do organismo do sujeito (funções proprioceptivas) executadas pelo Sistema Nervoso Periférico e as funções de armazenamento, formulação e regulação executadas pelo Sistema Nervoso Central.

Aprender significa colocar um conjunto de sistemas psiconeurológicos em ação. Esses sistemas são amplos e complexos, pois possuem vários subsistemas. Os principais são: o sistema de processamento dos conteúdos, o sistema de processamento sensorial e o sistema de processamento cognitivo.

O sistema  de processamento dos conteúdos depende do diálogo entre os hemisférios cerebrais. Enquanto o hemisfério direito fica responsável pelo processamento dos conteúdos não verbais (experiências, atividades da vida diária, imagens, orientação espaço-temporal e atividades intrapessoais) que são representadas por gestos, sons, figuras e quantidades, o hemisfério esquerdo fica responsável pelos conteúdos verbais (fala, leitura, escrita, cálculos e o raciocínio lógico)

O sistema de processamento sensorial depende exclusivamente do bom funcionamento dos órgãos dos sentidos. A integridade da visão, da audição e do tato é essencial para as aprendizagens escolares. O cérebro possui regiões altamente especializadas (lobos) que recebem, executam as funções de transdução e conversão, processam, organizam e armazenam as informações.

Transdução é a transformação de um estímulo em impulso elétrico, pois o cérebro só entende esse tipo de impulso.
Conversão é a transformação do impulso elétrico numa resposta ao estímulo.

O sistema de processamento cognitivo reflete as experiências do sujeito de forma hierárquica. O sujeito começa percebendo as coisas, cria imagens mentais, simboliza e conceitua. Todas essas funções são altamente utilizadas na escola.

Voltaremos a cada sistema com mais detalhes.

fonte:
F0NSECA,Vitor, Introdução às Dificuldades de Aprendizagem, Porto Alegre, RS, Artes Médicas, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário