quarta-feira, 6 de julho de 2011

O QUE DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS (I)

Muita gente fica curiosa em saber o que os desenhos revelam em qualquer idade da vida. Mas, pais e professores questionam mais a respeito dos desenhos infantis e se preocupam com as cores usadas, as figuras que desenham e com a personalidade da criança.

Os desenhos infantis realmente dizem muita coisa. Mas, há muitos mitos que os envolve também. Muitas pessoas,  porque leram um ou dois livros sobre o assunto, colocam na mídia certos conceitos  tidos como verdades absolutas e, os leitores, acreditam e generalizam. A “coisa” não é bem assim. Não se pode acreditar em tudo, mesmo porque, a tendência do ser humano é mudar e evoluir.

As crianças estão sempre mudando. desenvolvendo a si mesmas e  tentando compreender o mundo à sua volta. Por isso mesmo, os desenhos refletem o momento em que elas estão vivenciando. Mas, não se pode generalizar porque se deve levar em conta, que cada  criança é diferente da outra, que possuem vivências, experiências, educação, oportunidades e histórias  diferentes. Portanto, o que a Ana revela em seus desenhos é diferente do que a Cristina, a Joana, o João,e o Vitor revelam nos seus, embora desenhem as mesmas figuras.

Diferem também as explicações sobre os desenhos, sobre as cores que usam, sobre as formas  e tudo o mais. Repito: O QUE UM DESENHO REVELA É PARTICULAR, PRÓPRIO DAQUELA PESSOA E NAQUELE MOMENTO.  Por isso, não se deve generalizar.

A idéia de generalização dos desenhos ou das atividades artísticas em geral, surgiu com a Psicanálise de Freud e seus seguidores as espalharam pelo mundo afora ,como “interpretação dessas atividades. Jung, no entanto, diz que não se deve interpretar, mas ouvir as explicações da pessoa e,, só então, analisar os fatos e os vários contextos.

Tendo deixado isto bem esclarecido, daremos continuidade à postagem anterior, refletindo sobre o que as cores dos desenhos infantis revelam

AS CORES E A PERSONALIDADE

Segundo Jung, as crianças (até 6 ou 7 anos) não têm uma personalidade formada porque estão tentando compreender o mundo ao seu redor. E, nesse compreender, a criança imita os adultos em tudo: nos gestos, na fala e no modo de ser. Daí, Jung dizer que até essa idade, “as crianças são o que os adultos fizeram dela”. Portanto, as cores e figuras utilizadas nos desenhos revelam a evolução de suas experiências. 


Toda criança passa pela fase do vermelho, do azul, do verde etc. E desenham tudo da mesma cor porque estão experimentando, “vendo como fica”.

As crianças de 7 a 9 anos começam a se mostrar como são. Não é personalidade ainda, pois ela está apenas começando a se formar. Como disse Jung, nessa idade, a personalidade não passa de um "embrião". Mas, mostram uma tendência de personalidade. Mas, também, as crianças estão numa fase de descobrir que podem representar a realidade. E  procuram colocar em seus desenhos as figuras e as cores da natureza. Flores são amarelas, laranjas, vermelhas. Folhas são verdes etc. Se, nesta idade, as crianças desenham numa só cor é algo para ser investigado.


Dos 10 aos 14 anos, a personalidade deixa de ser tendência e se firma. Mas, ainda "não é a personalidade" propriamente dita, porque ainda trazem muito da infância. Gostam das cores da moda seja nas roupas, nos cadernos ou nos objetos pessoais. Tem preferência de cores por escolha própria. Mas, não gostam de colorir os desenhos que fazem, devido a autocrítica. E quando os colorem, as cores revelam suas escolhas e a moda. Pode-se ainda visualizar algumas tendências: introspecção ou extroversão, agressividade, medos, timidez etc.


A partir dos 15 anos aos 18 anos, a personalidade fica mais forte. A partir dos 18 anos podemos falar em personalidade total. Mas, mesmo assim, temos que ouvir a explicação das cores usadas, para definir exatamente o que elas revelam.


Portanto, se olharmos apenas as cores colocadas numa atividade, obteremos poucas informações sobre as pessoas. Elas precisam estar num contexto mais geral. O entendimento das cores é único e específico para aquela pessoa, porque os seres humanos não são apenas personalidades. São seres globais, universos particulares, determinados por uma série de fatores cognitivos, psicológicos, biológicos, lingüísticos e sociais.


Tem mais.... AGUARDEM

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