domingo, 24 de julho de 2011

MODELAGEM

ALÔ PESSOAL!


A modelagem, seja com massa plástica ou com argila, é sempre muito criativa. Ela ajuda na coordenação motora e nas destrezas manuais. E ainda serve como estimulante das terminações nervosas existente nas mãos e estimulando as sensações táteis. Hoje, trouxe para vocês a modelagem com massa plástica.

Mas não basta entregar o pacote de massinha, como é comumente chamada, para a criança e deixá-la fazer o que quiser.  Muitas crianças socam a massa ou a atiram de um lado para o outro, fazendo uma barulheira infernal, porque não sabem como trabalhar com ela. Proponha desafios, principalmente para essas crianças. Desafios com "vamos ver quem consegue". Lembre-se: tudo é um processo.e, como tal, tem etapas.

A primeira etapa é a de amassar a massa plástica ou plastilina com as mãos. As muito macias não servem para a estimulação, pois oferecem pouca resistência. As muito duras, também não, porque cansam logo. A intermediária é ótima para isso. Pode ser utilizada por crianças no início da alfabetização.

 A segunda etapa é a de a criança a fazer rolos. O rolo se consegue colocando a massinha sobre a mesa e fazendo-a rolar. Trabalham-se rolos grossos e depois os finos. O desafio é fazer rolos finos sem que a massa se parta. Se partir, a criança deve começar de novo.

A terceira etapa é a de se fazer bolas. Da mesma forma que os rolos, pode-se começar na mesa e, depois, apenas com as mãos. Faz-se bolas grandes, médias e pequenas. E outras bem pequenas em que as crianças tenham que rolar a massa entre os dedos. Enrolar a massa com os dedos, fazendo rolos ou bolas, estimula e melhora a preensão, principalmente, nas crianças com problemas motores.


A quarta etapa é construir pequenas figuras, como anel, pulseira, etc. Não são as figuras que estimulam, mas os exercícios que são feitos enquanto ela brinca e produz formas e figuras.


Por fim, está pronta para fazer o que quiser. E o resultado é sempre muito bom.


Boa atividade!

2 comentários:

  1. Nooooossa!
    Que delícia de blog, vou ficar por aqui mais uns minutinhos, aproveitando tudo.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas ideias de modelagem.
    ASS:Victória

    ResponderExcluir