terça-feira, 28 de junho de 2011

A LINGUAGEM ESCRITA

Segundo Vigotsky (2008), a condição básica para a aprendizagem da linguagem escrita é a aquisição de todas as etapas da linguagem oral, já descritas na postagem “PRÉ-REQUISITOS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA”, do dia 6 de maio de 2011.

Supondo que todas as etapas forma adquiridas, o aprendizado da escrita representa um passo mais avançado do desenvolvimento da linguagem e um salto considerável com relação ao desenvolvimento como um todo.

Escrever significa entrar em contato com um complexo sistema de signos (códigos) que fornecerá á criança um instrumento novo de comunicação e a colocará diante de uma série de informações que jamais havia sonhado.

Esses signos (códigos), embora sejam de segunda ordem na escala da linguagem, correspondem aos símbolos verbais (de primeira ordem). Mas, sua aquisição transforma seu pensamento, aumenta sua capacidade de memorização, permite diferentes formas de registro das informações, propicia novas formas de organização das ações e propicia o acesso ao mundo do conhecimento (livros), amplia seus relacionamentos interpessoais, facilita o acesso ao patrimônio cultural, e, ultimamente, a coloca em contato com as comunidades sociais (orkut, twitter, facebook e outros), coisa que não havia no tempo de Vigotsky.

Com a aprendizagem desses códigos, a criança passa a lidar com diferentes modos de pensar e mais abstratos de se comunicar, de relacionar com as pessoas e com os conhecimentos.

O processo de aquisição da linguagem escrita é entendido por Vigotsky como um processo bastante complexo e que começa bem antes da entrada da criança na escola. Seu aprendizado é bastante sofisticado. Toda essa sofisticação engloba um sistema de representação da realidade constituído de um conjunto de símbolos de primeira ordem e que devem ser transpostos para outro conjunto simbólico, os de segunda ordem. E nesta transposição a criança deverá utilizar todas as etapas da aquisição da fala, as imagens mentais construídas, todas as formas de representação simbólica aprendida, experimentada e vivenciada através dos gestos, dos desenhos e das brincadeiras, a memória e todo o sistema de lembranças, além de um bom desenvolvimento motor.

O domíno da linguagem escrita é essencial para o indivíduo, principalmente nos dias atuais. E o caminho que a criança percorre para atingir esse domínio é bastante longo.


fonte: 
REGO, Tereza C. "Vigotsky: uma perspectiva histórico- cultural da Educação", Petrópolis, RJ, Vozes, 1995
VIGOTSKY.  "A Formção Social da Mente",  São Paulo, SP, Martins Fontes, 2008

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