sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTIMULANDO A COORDENAÇÃO MOTORA

Nunca é demais estimular a Coordenação Motora das crianças. Há um exercício que é muito fácil e que se pode fazer em qualquer lugar. É ótimo para crianças que apresentam problemas motores ou letra feia. Mas também pode ser utilizado com crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental que iniciam a escrita. Também os utilizo para crianças com paralisia cerebral, deficientes intelectuais e autistas.


Esse exercício é feito em etapas, as quais devem ser bastante exploradas:
1- Ensine a criança a movimentar os dedos das mãos, como se estivesse andando sobre a mesa. Geralmente, eu invento uma história em que duas formiguinhas  ou duas aranhas apostam corrida sobre uma superfície (mesa, parede etc), para que fique mais divertido.

2- Desenhe ou recorte flores (em qualquer tipo de papel). Corte pequenos pedaços de papel crepom para que as crianças façam bolinhas e colem no miolinho das flores. Faça com que usem o polegar e o indicador de ambas as mãos, uma de cada vez.
3- Dê jornal ou outro papel grande para que aprendam enrugá-lo com a ponta dos dedos. Pode-se estimular esse movimento com um motivo qualquer. Como este, por exemplo, feito com jornal.
4- Quando estiverem bem afiados no movimento, proponha um desafio de fazer borboletas como estas, em que devem usar dois ou três pedaços juntos:
5- Por fim, flores de papel crepom em que devem juntar o papel e dar uma voltinha. É assim que ensino. Depois, colam sobre cartolina formando belos arranjos florais, como estes:

O exercício por si só, se torna chato. Mas, vendo os resultados artísticos , tudo fica mais interessante.

BOM  EXERCÍCIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário