segunda-feira, 20 de junho de 2011

AS CORES NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS

RESPOSTA AO LEITOR

Segundo Vitor Lowenfelder, Philippe Greig, Mauren Cox e Arno Stern, todos estudiosos dos desenhos infantis, são unânimes em afirmar que no início do grafismo as crianças não se preocupam com cores, pois sua única intenção é deixar marcas. Nessa fase, tudo serve: uma poça d’água, um lápis ou caneta ou outro objeto que risque.  À medida que cresce, aumenta seu poder de observação. E elas podem ver o irmão ou os pais usando lápis ou caneta ao escreverem. Por imitação, seus desenhos podem aparecer coloridos. Mas, isto, não é uma regra. 

As crianças só começam a se interessar por cores depois dos 3 anos, quando seu poder de observar as coisas aumenta consideravelmente. As cores passam a encantá-las. Mas, não usam todas de uma vez. Gostam de explorar cada cor individualmente, para ver o resultado, sentir sua impressão. Por isso, desenham coisas e pessoas verdes, vermelhas, azuis, amarelas etc. Com isto, elegem a sua cor de preferência. Quando, nesta fase, as crianças misturam cores, com certeza é por influência dos adultos que insistem para que as utilize ou por imitação.

O uso da cor de uma forma mais consciente só acontece por volta dos 6 anos de idade, com uma margem de 6 meses para antes ou depois. Elas adoram colorir seus desenhos. Experimentam todas as cores e  fazem combinações. No início dessa fase, é comum fazerem um boneco e colori-lo com várias cores. Um pedaço de cada cor. Depois, começam a definir uma cor para cada coisa, por exemplo: blusa amarela e saia (ou calça) verde ou laranja. É quando descobrem, intuitivamente, a relação das cores, ou seja, que cores combinam ou não combinam entre si. 

O emprego das cores de forma consciente só acontece depois dos 7 anos, mais ou menos. Nesta fase, usam e justificam as cores utilizadas. Podem preferir os tons pastéis (mais claros) ou tons fortes (mais escuros), dependendo da pressão que a mão exerce sobre o lápis de cor. Nesta fase, há muito o que explorar. A realidade fascina a criança. E ela procura a imitar a realidade: árvores são sempre verdes e marrom. Casas são coloridas e com telhados vermelhos e marrons. Mas, as nuvens são azuis. O que comprova que ainda há muito que observar e decidir como resolverá esse problema.

Esta é uma fase demorada e se prolonga até os 10 ou 11 anos, e as vezes, até mais tarde, quando tem início o ensino de Artes e suas regras, na segunda etapa do Ensino Fundamental. É quando começa a auto-crítica.

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