domingo, 3 de abril de 2011

O QUE É UMA SÍNDROME?

Syndromé é uma palavra de origem grega que significa a "ação de concorrer". Concorrer, por sua vez, significa "correr com", "correr junto", "acompanhar".


Usada na Medicina, a palavra síndrome significa um conjunto de sinais ou sintomas que aparecem e acompanham uma doença principal. No entanto, esses sinais ou sintomas nada tem a ver  com essa doença. São chamadas de "comorbidades".


Assim acontece com a deficiência intelectual. Ela pode ser o "agente" (fator principal e apresentar uma série de outros sintomas que caminham paralelamente a ela, como os transtornos visuais ou auditivos, problemas no falar, motores, alergias, problemas respiratórios, etc.


Outras outras vezes, a deficiência intelectual é um sintoma, ou seja, acompanha um outro agente, como por exemplo, na Síndrome de Down, na Síndrome de Prader-Willi, na Síndrome do X Frágil, na Síndrome de Marfan, e em outras.


Todas essas questões fazem com que a deficiência intelectual seja muito complexa e difícil determinar a ou as causas. Muitas vezes, o diagnóstico não é fechado até que apareça um outro fato ou um outro sintoma que mostre a origem da deficiência. Se não aparecer, o diagnóstco jámais será fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário