domingo, 17 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Ler é de grande importância para a vida de qualquer pessoa.Através da leitura, as pessoas entram em contato com o padrão culto da linguagem e ampliam o vocabulário, melhoram a maneira de se expressarem, se informam a respeito de fatos do cotidiano e do mundo científico e com isto, ampliam seus saberes. É, portanto, por meio da leitura que as pessoas modificam suas vidas, num sentido bem mais amplo que o vocábulo encerra, pois por ela, os indivíduos podem conhecer e praticar seus direitos e deveres de cidadão. A leitura permite, ainda, exercitar as fantasias, a imaginação, a reflexão, a discussão e a troca de idéias.

A leitura é essencial para a escrita. Bons leitores produzem textos melhores, mais criativos, mais coesos, com mais assuntos para discorrer. Bons leitores criam e recriam maneiras novas de expressar seus pensamentos.

Antigamente, a leitura era um meio de tomar conhecimento de uma mensagem. Nos dias de hoje, é uma necessidade. Pesquisas revelam sua contribuição para o desenvolvimento intelectual, pois envolve intensa comunicação entre os hemisférios cerebrais e as zonas cerebrais envolvidas. As pesquisas ainda falam de processos e um deles é o de transformar símbolos gráficos em conceitos e significados, o que contribui para o desenvolvimento intelectual que envolve dois processos simultâneos: o processo cognitivo e o processo de linguagem.

É a repetição que gera a automatização, como um treinamento cognitivo que confronta lembranças e percepções anteriores e antecipa resultados tendo por base a compreensão do texto lido anteriormente. É por meio de um esforço intelectual e da vontade que a leitura fica cada vez melhor e mais fluente. Uma boa leitura é resultado da capacidade de apreender o todo, indo além das partes.Apreender o todo é perceber o contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário