quinta-feira, 21 de abril de 2011

COM SUA LICENÇA ...

Desviando um pouco da linha de assuntos, mas que no fundo, tem muito a ver com educação, peço a permissão e a compreensão de todos para inserir um assunto que considero ser de fundamental importância,

Completam-se hoje, 511 anos do descobrimento do Brasil. Sou brasileira e com muito orgulho. E é, por conta desse orgulho verde-amarelo, que não posso ficar calada. Me permito, com vossa licença, colocar um ponto para reflexão, já que a ideia fundamental deste blog é a de fazer pensar.

Há dias atrás, houve nas escolas, a comemoração do “Dia do Índio”. Uma comemoração justa dada a colaboração dessa gente para a formação do povo brasileiro.
Porém. o que é que se faz... Dá-se para a criança pintar desenhos de índios em frente a tendas (e não ocas) dos nativos da América do Norte. Enfeitamos as crianças com listas coloridas no rosto, como se estivessem em pé de guerra. Colocamos cocares em suas cabeças, como se vivessem em festa.. Cantamos músicas sobre os índios nas matas, sobre a caça e a pesca como se fizessem só isso. 
Quando falamos sobre eles com nossas crianças, falamos de um povo com uma cultura distante e desvinculada da realidade, passando a elas a imagem de um povo que merece nossa compaixão e não o nosso respeito.

Será que é disso que os índios precisam? 


Por que não dizemos que apenas uma pequena parte (0,2% da população brasileira) dos índios vive na mata e que a grande maioria dos 650.000 índios brasileiros vivem nos grandes centros, estudando e trabalhando para terem uma vida melhor? 


Por que não dizemos que eles, assim como nós, buscam um espaço de merecido respeito? Por que esquecemos de falar sobre sua maravilhosa cultura que encanta o mundo? Por que esquecemos de falar sobre seu artesanato que é valorizado e reconhecido internacionalmente? 

Por que não falamos da beleza singela de sua gente? 
Por que não dizemos às nossas crianças, que o trabalho dos índios nas matas equivale ao trabalho dos nossos operários rurais?

Por que não dizemos que as crianças e jovens índios que vivem nas matas, tambem estudam em escolas e que aprendem,  a Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, no dialeto de sua tribo? 

Por que insistimos em passar uma imagem de gente preguiçosa e ociosa como se fez no passado?
Por que insistimos em alimentar um preconceito que só resulta em matanças e invasões das poucas terras que lhes restou ?

Estamos em 2011 e está mais do que na hora de revermos os nossos conceitos.


AGRADECIMENTOS:

ao site Cola da Web, pelas informações e foto  

ao blog Engenheiro, pelas  fotos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário