quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE É LETRAMENTO?

A moda é falar em letramento. Mas, a maioria das pessoas ainda não sabe o que isso significa.

Até bem pouco tempo atrás, dizia-se que uma pessoa que conhecesse as letras do alfabeto era “alfabetizada”. Quem não as conhecesse, eram “analfabetos”. Dentre as pessoas alfabetizadas havia aquelas que se dedicavam e faziam uso constante da leitura e da escrita, como os estudiosos, os escritores, os autores de livros e, por estarem em constante contato com as letras, eram chamados “letrados”.

Mas, o mundo mudou. A globalização trouxe inovações inimagináveis, encurtou distâncias, mexeu com o ritmo e o estilo de vida das pessoas pois tudo ocorre em tempo real e, por isso mesmo, impôs certas regras. O mercado de trabalho tornou-se mais exigente do que já era. O conhecimento que se tinha antigamente e que, antes, era bom para esse mercado, hoje é supérfluo, ultrapassado e obsoleto.

A globalização e o mercado de trabalho da atualidade exigem um conhecimento muito maior e mais aprofundado em todos os setores. Há pouco tempo atrás, um empregado especializado em apertar um parafuso era altamente qualificado. Hoje, isso já não tem mais serventia, pois há robôs e máquinas para desempenhar essa função e com mais perfeição que a ação humana..

O trabalhador do século XXI precisa ter desenvolvido várias capacidades e dominio em várias habilidades, como por exemplo, fazer bom uso da comunicação, saber resolver problemas matemáticos e do cotidiano, estar antenado com as “mudanças tecnológicas” do mundo contemporâneo e saber operar as tecnologias de ponta. E, para isso, a leitura e a escrita são essenciais. Para que possa se comunicar, os sujeitos devem saber distinguir, compreender, interpretar, redigir e fazer uso constante de vários tipos de textos que vão desde o anotar um simples recado até a redação de um trabalho científico. 

Problemas não faltam para resolver. Os problemas vão desde os cálculos de uma despesa no supermercado até os cálculos financeiros de um sistema gestor. É preciso que saiba ler, compreender e interpretar desde um gráfico simples até a leitura de um manual de instruções de uma máquina sofisticada. É a este complexo conjunto de saberes que, na falta de uma palavra mais adequada, chamamos de “letramento”.

Evidentemente, para que todas essas capacidades e habilidades sejam desenvolvidas, é preciso que se conheça as letras do alfabeto e que se aprenda os mecanismos necessários da leitura e da escrita. No letramento, a alfabetização, a leitura e a escrita estão inclusas.

O letramento, como se pode ver,  não é um método de alfabetização. Mas, a compreensão e a utilização da linguagem, numa escala bem maior de saberes e conhecimentos, do que a que vem sendo ensinada pela escola.

O letramento não começa na escola, mas no seio familiar. Pais que fazem uso da leitura (de jornais, revistas, manuais, livros, contas de água, luz, telefone, artigos do computador) e da escrita (de recados, bilhetes, listas, de mensagens sites de relacionamento etc) ensinam ás crianças que essas capacidades são importantes e essas habilidades devem ser valorizadas. E as crianças vão entrando no mundo das letras por imitação.

Com sua sistematização, a escola fará o restante do trabalho. Ensinará a distinguir, a compreender, a interpretar, a utilizar e melhorar o que a criança já sabe espontaneamente.

Letramento é, também, saber aproveitar os conhecimentos e saberes que a criança (ou o jovem) aprende “fora” da escola. Coisas que sempre foram descartadas pela escola em favor de um padrão culto elitista e preconceituoso..

Para que as exigências da globalização e do mercado de trabalho atinjam seus objetivos, é necessário uma reformulação no pensamento e das práticas da escola e de seus agentes. 

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