terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALFABETIZAÇÃO

Alfabetização é o processo pelo qual as crianças, os jovens ou os adultos, aprendem o alfabeto e sua utilização.

O alfabeto é formado por um conjunto de sinais (letras) que, unidos uns aos outros  e numa determinada ordem ou seqüência, formam as palavras, que representam objetos vistos, pensados ou imaginados. O alfabeto pode ser definido como um sistema de códigos, portanto,  são símbolos.

Aprender esse código não é tão fácil e simples como parece. Para que se alfabetize com relativa facilidade é preciso que a criança tenha uma certa maturidade, que seu cérebro funcione perfeitamente, que pronuncie corretamente todos os sons e tenha boa articulação e dicção ao falar. Além disso, não basta ter apenas uma boa audição. É preciso que possa diferenciar e identificar os vários tipos de sons que as letras representam, principalmente das letras que apresentam sons muito parecidos, como por exemplo:

f v , t d, m n, p b, c g, j ch.

Da mesma forma, mais que uma boa visão, é preciso que as crianças em processo de alfabetização possam diferenciar e identificar as sutis particularidades de cada letra, como por exemplo;

b – d, p – q, p – b, q – d, u – n, 
m – n, o – 0 (zero)

Essas dificuldades, nem sempre percebidas pela família ou pela professora, podem fazer com que a criança encontre maior dificuldade

Crianças com deficiência intelectual em que a parte motora é afetada, geralmente, apresentam problemas de articulação, encontrando muita dificuldade para pronunciar sons como o R, L, M e N (quando nasalados).

ALGUNS TRABALHOS DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

O trabalho começa com uma atividade artística, no caso, um origami 
fácil. Depois, a criança diz o nome da representação. Mostro a forma 
cursiva e a de imprensa da palavra. Como eu queria avaliar 
a possibilidade da escrita cursiva, comecei por ela..O trabalho 
prossegue até que todas as letras sejam ensinadas. Para 
cada letra, a estratégia varia.E muita repetição nos exercícios.



 Quando algumas letras já estão dominadas, isto é, a criança já as 
reconhece e identifica, parte-se para a nomeação dos objetos. Inclui-se  a
escrita. A palavra juntamente com a imagem ajuda na memorização da
sequência das letras que são utilizadas para aquela palavra. Nesta
fase, procura-se utilizar todas as letras conhecidas pela criança.

Jogos e brincadeiras são utilizados para fixar a sequência das palavras 
ou para trabalhar uma dificuldade da língua.

Figuras coloridas e interessantes ajudam na aprendizagem das primeiras noções de gramática.

A gramática é aplicada na formação de frases. Neste exercício, as figuras foram colocadas em certa ordem de acontecimentos. No final do exercício, a criança descobriu que as frase contavam uma pequena história. Foi uma festa.

Aos poucos, vamos ampliando as frases e, logicamente, a história. Começa a orientação dos parágrafos e da pontuação.

Recentemente, iniciamos a escrita de mensagens. Nesta mensagem, a criança escreveu apenas duas palavras. É o primeiro passo. Mas, é um grande passo. O objetivo deste trabalho é  fazer com que a criança perceba que "escrever" tem uma função social: a da comunicação. O mesmo trabalho é feito com disléxicos e crianças "normais". Porém, o trabalho é mais rápido.


Obs: As repetições não significam refazer o mesmo exercício o maior número de vezes Mas, utilizar a (s) letra(s) aprendida (s), tantas vezes quantas forem possíveis, em palavras novas.para que possam ser assimiladas e memorizadas. O objetivo também é o de formar um vocabulário mais rico.

2 comentários:

  1. Oi Sueli!
    Parabéns pelo seu blog está muito legal. você pode ter certeza que eu irei consultá-lo bastante.
    Beijos
    Sucesso!!!!!!!!!!!!!!
    viviane Archanjo
    kkkkkkkkkkkkkkkk

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  2. Sueli ,seu blog já é um sucesso!!!!!!!

    Parabéns,você é muito especial criando um blog
    diferenciado.
    Vou precisar pesquisa-lo com frequência.

    Claudinéia Feltran.

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