segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O que é o Mil Maneiras?


Mil Maneiras é um espaço de educação. Não é escola. Nem "aula de reforço".  Mil Maneiras é um espaço que tem como objetivo ajudar estudantes que estão encontrando dificuldades na escola ou que possuem um distúrbio de aprendizagem. 

Um espaço  aconchegante, preparado com muito 
carinho.para receber os estudantes.. .

A mesa de trabalho foi projetada para atender
também os cadeirantes.
.
Materiais sensoriais, concretos....

para as aprendizagens matemáticas...

...e da leitura e escrita,  

além de livros, revistas, jogos, materiais artísticos, atividades no computador etc. 

QUEM PRECISA DE AJUDA?


O "MIL MANEIRAS ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA" atende toda e qualquer crianças ou adolescentes que estejam encontrando dificuldades nas aprendizagens escolares ou que tenham algum distúrbio de aprendizagem.

Chamamos de dificuldades de aprendizagem as pessoas que:
  • não conseguem tirar boas notas nas provas ( estão sempre na média estipulada ou abaixo dela)
  • que possuem um histórico de uma ou mais reprovações ao longo da vida escolar
  • que encontrem dificuldades para prestar atenção, se concentrar no trabalho ou realizar as tarefas escolares
  • que tenham muitos erros na leitura, na escrita ou nos cálculos


São considerados distúrbios  ou transtornos de aprendizagem as pessoas que apresentem um problema neurológico que  atrapalha as aprendizagens e que necessitam de um apoio maior e especializado. São casos como:

  • os deficientes intelectuais (ou mentais) que apresentam uma aprendizagem mais lenta  (como os portadores da Sindrome Prader-Willi, Down, e outras)
  • de pessoas com Paralisia Cerebral de leves a moderadas, 
  • com déficits visuais (baixa visão)
  • os de discriminação auditiva (que confundem sons semelhantes)
  • disléxicos para a leitura, escrita ou cálculos
  • déficit de atenção
  • autistas Aspergers (de leve a moderado)


POR QUÊ?

Por que nem sempre a "preguiça", o "relaxo", a "desorganização", a "indisciplina" ou a "falta de gosto pelos estudos" são explicações corretas. Questões físico-motoras, emocionais-afetivas, sociais e educacionais podem levar o estudante a ter um comportamento  indesejado e produzir o fracasso na escola. Na maioria das vezes, o estudante sente que algo está errado, mas não consegue explicar o que acontece com ele, nem sabe como sair dessa situação.



O QUE É ESTIMULAR?

Estimular é encontrar um jeito de fazer com que as crianças com dificuldades de aprendizagem voltem a se interessar pelos estudos, pela escola e voltem a produzir da maneira que todo aluno deve proceder. E, para que voltem a se interessar, a produzir na escola e a gostar dos estudos  é preciso que se descubra o que os está atrapalhando. A Psicopedagogia ajuda a descobrir o que se passa com o  estudante. Os procedimentos psicopedagógicos nos ajudam a perceber como esses estudantes se colocam diante do "ato de aprender" e a compreender a maneira "como eles aprendem".

O QUE SE EMPREGA NESSA ESTIMULAÇÃO?

Os procedimentos psicopedagógicos e arte-terapêuticos são marcados por atividades lúdicas que facilitam a estimulação das aprendizagens por meio de pequenos desafios. Ao vencer os desafios propostos pelas próprias atividades, os estudantes vão modificando a imagem que tinham de si mesmos.  E começam a se ver como pessoas criativas e produtivas.


QUE ATIVIDADES LÚDICAS SÃO ESSAS?

Do ponto de vista psicopedagógico, as atividades lúdicas referem-se a jogos de leitura, de escrita e de cálculos. Do ponto de vista arte-terapêutico, as atividades lúdicas são desenhos, colagens, pinturas, esculturas, modelagens, bricolagens, enfiagens, tecelagens, carimbagens, recortes, música, dança, poesia, etc. Tem ainda jogos no computador que atendem tanto aos procedimentos da  Psicopedagogia quanto da Arte-Terapia.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA OS DEFICIENTES?

Estudantes com deficiência intelectual precisam de  procedimentos especializados porque a deficiência produz os "disturbios de aprendizagem". Dessa maneira, a aprendizagem ocorre mais lentamente,  necessitando de muita repetição.

DEFICIENTES FAZEM TUDO ISTO TAMBÉM?

Sim, fazem. No início são ajudados. Depois, quando se sentem capazes, eles fazem sozinhos. Ninguém precisa ter habilidade para pintar, mas saber dizer se gostou ou não. Na Arte-Terapia não se fica preocupado se o desenho ou uma pintura vai ficar do jeito que um artista faz. A preocupação é com a pessoa e com o que ela consegue fazer. Isto é, se ela se propôe a desenhar um carro e desenha algo que lembra esse veículo, já é o suficiente. O restante, vai aprendendo com o tempo.

POR QUE OS ATENDIMENTOS SÃO INDIVIDUAIS E PERSONALIZADOS?


Por todas essas razões. Cada pessoa tem um problema diferente, necessidades diferentes e desejos diferentes, mesmo que as dificuldades sejam semelhantes.  O MIL MANEIRAS trabalha em forma de acompanhamentos.

COMO SÃO ESSES ACOMPANHAMENTOS?


Os acompanhamentos podem ser:SIMPLES ou ESPECIALIZADOS. Ambos os acompanhamentos requerem planejamento e levantamento de objetivos de acordo com as dificuldades que os estudantes apresentam. Por isso, o acompanhamento é individualizado e personalizado.

O acompanhamento escolar SIMPLES segue os conteúdos estabelecidos pela escola, pela série (ou ano) e pelo nível que o estudante freqüenta,  Ou seja, verifica-se quais as dificuldades do estudante e trabalham-se as dúvidas. Na maioria das vezes, são essas dúvidas que fazem com que os estudantes encontrem dificuldades. 

O acompanhamento escolar ESPECIALIZADO lida com estudantes com necessidades educativas especiais. As dificuldades destes estudantes são maiores porque eles possuem problemas neurológicos e suas aprendizagens são mais lentas. Neste caso, há um planejamento especial e levantamentos de objetivos a curto, médio e longo prazos onde se traçam metas (prioridades) que devem ser trabalhadas. Estes estudantes precisam de muita repetição até que consigam ter autonomia, ou seja, consigam fazer sozinhos. Portanto, trabalha-se com um currículo mínimo. Nestes casos, é preciso buscar a parceria da escola e dos professores.

O MIL MANEIRAS trabalha basicamente com as disciplinas de PORTUGUÊS (desde a alfabetização até os conteúdos do Ensino Médio) e MATEMÁTICA (da alfabetização numérica até a matemática avançada do Ensino Médio).

COMO POSSO SER ATENDIDO PELO MIL MANEIRAS?

É preciso marcar uma entrevista. Faça isto por e-mail (o endereço está no cabeçalho do blog) ou pelo telefone 97563-5205. Essa entrevista é gratuita e sem compromisso. 

Nessa entrevista, você me contará qual é a dificuldade do estudante e ficará sabendo com mais detalhes sobre o trabalho do Mil Maneiras. Se o estudante for deficiente peço a gentileza de levar (se tiver, é claro) laudos médicos (ou xerox) que diagnostiquem a deficiência ou a sindrome exames feitos, para agilizar o processo.


Se me der a honra de cuidar do seu filho (a), nessa entrevista também acertaremos: o tipo de atendimento, os valores e a forma de pagamento, o(s) dia(s) de atendimento(s) e o horário (que deve ser no contraperiodo da escola, para que não perca aulas).

obs: NÃO TRATO DE VALORES NEM POR E-MAIL, NEM POR TELEFONE.

ONDE FICA O MIL MANEIRAS?

O MIL MANEIRAS fica em São Matheus, Zona Leste da Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo. Brasil. O endereço e todos os detalhes de como encontrá-lo SOMENTE por e-mail. 


MEU CURRICULUN

Professora do Ensino Fundamental I por mais de 25 anos. 
Pedagoga (graduada pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo, hoje UNICID); 
Pós-graduada em Psicopedagogia e Arte - Terapia (pela Universidade São Judas Tadeu); e especialista em Alfabetização e Distúrbios da Leitura, Escrita e Cálculos (pela UNIBAN).
Educadora de Deficientes Intelectuais (pela APAE-SP) 
Participei como palestrante em dois Simpósios em São Paulo. 

Além do trabalho no MIL MANEIRAS, também faço atendimento psicopedagógico num colégio da região há 7 anos. 

Amo o que faço. Adoro meus pimpolhos do atendimento.